Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52417
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Francisco Alexandre Sobreira de-
dc.contributor.authorLima, Ana Maria Pereira-
dc.date.accessioned2020-06-17T11:24:47Z-
dc.date.available2020-06-17T11:24:47Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSOUZA, Francisco Alexandre Sobreira de; LIMA, Ana Maria Pereira. Metáfora visual no Livro Didático de Português. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza (CE), v. 12, n. 1, p. 102-117, 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2674-8266-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52417-
dc.description.abstractAIn this work, we intend to analyze how the visual metaphors are developed in the reading activities present in the Portuguese Textbook [Livro Didático de Português] (LDP) aiming at a critical visual literacy, if they approach a direction for the metaphoric conceptualization process perception, going through its compositional elements, in the multi-modal textual constructions and if they potentialize an opportunity for the unveiling of veiled intentions and values. For that, we base ourselves on the theoretical assumptions of the Conceptual Metaphor (LAKOFF & JOHNSON, 2002) and the Multimodal Metaphor (FORCEVILLE, 2009), allied to the multimodality theory (KRESS, 2009; 2010), (VAN LEUWEEN, 2005), (KRESS &VAN LEUWENN, 2006), since multimodal texts constitute our daily social practices. Furthermore, we make a counterpoint with the National Common Curriculum Base [Base Nacional Comum Curricular] (BNCC, 2018), in order to realize if these reading activities follow the guidelines of the related skills. Finally, we also note a secondary treatment in relation to multimodality in LDP, even though being one of its most noticeable compositional aspects.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Linguagem em Focopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectMetáfora multimodalpt_BR
dc.subjectLivro Didático de Português (LDP)pt_BR
dc.titleMetáfora visual no Livro Didático de Portuguêspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo presente trabalho, procuramos analisar como as metáforas visuais são desenvolvidas em atividades de leitura presentes no Livro Didático de Português (LDP) visando a um letramento visual crítico, se elas abordam um direcionamento para a percepção do processo de conceitualização metafórica, perpassando por seus elementos composicionais, nas construções textuais multimodais e se potencializam uma oportunidade para o descortinamento de intenções e valores velados. Para isso, embasamo-nos nos pressupostos teóricos da Metáfora Conceitual (LAKOFF & JOHNSON, 2002) e da Metáfora Multimodal (FORCEVILLE, 2009), aliados à teoria da multimodalidade (KRESS, 2009; 2010), (VAN LEUWEEN, 2005), (KRESS &VAN LEUWENN, 2006), visto que os textos multimodais constituem nossas práticas sociais cotidianas. Ademais, faremos um contraponto com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), a fim de perceber se essas atividades de leitura seguem as orientações das habilidades a elas relacionadas. Por fim, ainda notamos um tratamento secundário em relação à multimodalidade no LDP, mesmo sendo um de seus aspectos composicionais mais perceptíveis.pt_BR
dc.title.enVisual metaphor on Portuguese Textbookpt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_fassouzaamplima.pdf776,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.