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dc.contributor.authorMendes, Maria das Dores Nogueira-
dc.date.accessioned2020-06-16T02:26:08Z-
dc.date.available2020-06-16T02:26:08Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMENDES, Maria das Dores Nogueira. Falar de si e (é) falar do outro: a referência à voz cantada na construção do ethos. Intersecções - Revista de Estudos sobre Práticas Discursivas e Textuais, Jundiaí (SP), ed. 18, ano 9, n. 1, p. 240-254, fev. 2016.pt_BR
dc.identifier.issn1984-2406-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52387-
dc.description.abstractIn this article, we investigate, using the contribution of discourse analysis delineated by Maingueneau, as a reference to sung voices in scenography, via metadiscursive and interdiscursive relations, each of which presents the intertextual relationship that enables to build a self image of the enunciator or it does focus on others. So when the reference is to the singing of the enunciation of the song, is related to the build of the strict ethos. However, when the referent is another song, it's designed ethos, which also legitimizes the image of the singer-songwriter and his way of singing.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIntersecções - Revista de Estudos sobre Práticas Discursivas e Textuaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectInterdiscursividadept_BR
dc.subjectMetadiscursividadept_BR
dc.subjectCenografiapt_BR
dc.subjectEthospt_BR
dc.titleFalar de si e (é) falar do outro: a referência à voz cantada na construção do ethospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste trabalho, investigamos, utilizando o aporte da Análise do Discurso delineada por Maingueneau, como a referência às vozes cantadas na cenografia, por via de relações metadiscursivas e interdiscursivas, em cada uma das quais estão presentes as relações intertextuais, possibilita a construção de uma imagem de si para o enunciador ou a faz incidir sobre outrem. Assim, quando a referência é ao canto da enunciação da canção, guarda relação com a feitura do ethos estrito. Quando, porém, o referente é um outro canto, trata-se do ethos projetado, que também legitima a imagem do cantautor e do seu modo de cantar.pt_BR
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