Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52386
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Nem só sertão, nem só litoral: múltiplos espaços nas canções do Pessoal do Ceará
Autor(es): Mendes, Maria das Dores Nogueira
Palavras-chave: Práticas Discursivas;Análise do Discurso;Grupo "Pessoal do Ceará";Categoria Topografia;Sertão nordestino;Litoral Nordestino
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Mandinga – Revista de Estudos Linguísticos
Citação: MENDES, Maria das Dores Nogueira. Nem só sertão, nem só litoral: múltiplos espaços nas canções do "Pessoal do Ceará". Mandinga – Revista de Estudos Linguísticos, Redenção (CE), v. 2, n. 1, p. 55-63, jan./jun. 2018.
Resumo: Nesta pesquisa, propomos apresentar as estratégias discursivas empregadas pelo grupo de cantores e compositores cearenses intitulado “Pessoal do Ceará” para investir na topografia discursiva regional e definir uma identificação com o lugar de origem. Para isso, tomamos por base teórica Maingueneau (1997, 2001, 2004, 2005) e Costa (2001). O “Pessoal do Ceará” caracteriza-se pelo processo de investimento circular na categoria topografia e por construir o Ceará/Nordeste quase sempre pelo prisma dos múltiplos espaços, instituindo uma identificação com um lugar constitutivamente plural, que supera as já conhecidas metonímias criadas, respectivamente, pelas práticas discursivas da Literatura e da Propaganda Turística, como tomar o sertão ou o litoral pelo Nordeste.
Abstract: In this research, we propose to present the discursive strategies employed by the group of singers and composers from Ceará well-known as “Pessoal do Ceará”, in order to invest in the regional discursive topography and to define an identification with the birthplace. The “Pessoal do Ceará” is characterized by circular investment process within the topography category and by building the Ceará/Northeast almost always from the standpoint of the multiple spaces, instituing an identification with a constitutively plural place, which surpasses the well-known metonymies created respectively by means of the discursive practices of Literature and Tourism Marketing, as for example taking the backlands or the seacoast for the Northeast.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52386
ISSN: 2526-3455
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_mdnmendes.pdf315,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.