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Tipo: Artigo de Periódico
Título: O belo horrível na literatura indianista de José de Alencar
Título em inglês: The awful beautiful in José de Alencar indianist literature
Autor(es): Silva, Sandra Mara Alves da
Palavras-chave: Literatura brasileira;Alencar, José Martiniano de, 1828-1877. Iracema (Ficção - 1865);Alencar, José Martiniano de, 1828-1877. O guarani (Ficção -1857);Belo horrível;Romance indianista
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Miguilim – Revista Eletrônica do Netlli
Citação: SILVA, Sandra Mara Alves da. O belo horrível na literatura indianista de José de Alencar. Miguilim – Revista Eletrônica do Netlli, Crato (CE), v. 3, n. 3, p. 93-108, set./dez. 2014.
Resumo: Nas Cartas sobre A confederação dos tamoios (1856), José de Alencar analisa o poema épico A confederação dos tamoios (1856), de Gonçalves de Magalhães, identificando “falhas” no modo como o poeta desenvolveu os temas basilares do nosso Romantismo, o índio e a natureza. Em seus escritos, o escritor cearense arrola pontos relevantes da estética romântica, afirmando que muitos deles não foram desenvolvidos satisfatoriamente no poema. Um dos preceitos aferidos por Alencar é o de belo horrível, que consiste na construção de imagens que suscitem, concomitantemente, o terror e o fascínio sobre o leitor. A sensação da beleza horrível é criada a partir da composição de cenas que se desenvolvem rapidamente, e nas quais se identificam imagens grandiosas e terrificantes. Tais imagens, devido à rapidez com que surgem e desaparecem na narrativa, acabam causando uma profunda impressão no espírito do observador. Certamente tal conceito não pode ser considerado uma “inovação” do cearense, uma vez que podemos reconhecer sua aproximação ao conceito de Sublime de Edmund Burke, para quem a beleza e o medo, ao serem relacionados, acabam suscitando o sentimento de grandiosidade e magnificência. Partindo das observações quanto ao conceito de belo horrível, apresentado nas cartas estéticas alencarinas, pretendemos realizar um estudo investigativo dos romances indianistas do alencarinos, O guarani (1857) e Iracema (1865), a fim de observamos como José de Alencar desenvolveu, nessas obras, o conceito apresentado em seus escritos críticos sobre o poema de Magalhães.
Abstract: Throughtout the letters about A confederação dos tamoios (1856), José de Alencar analyses the epic poem A confederação dos tamoios, written by Gonçalves de Magalhães, identifying “failures” about the way that the poet developed the crucial subjects of our Romantism, such as the indigenous peoples and nature. Through his writings, the cearense writer gets along relevant subjects of the romantic aesthetics, claiming that many of them weren’t quite developed among the poem. One of the verified rules by Alencar is the one called hideous beatiful, which is made of the construction of images that bring up terror and fascination for the reader. The sensation of hideous beaity is brought up by the making of scenes that quickly develop and on which, beautiful and terrifying images may be seen and identified. Such images, thanks to the quickness they come up and fade away during the novel, end up causing a deep impression on the reader/observer’s soul. Certainly, such a concept may not be considered an “innovation” from the cearense writer, once that we can acknowledge his proximity to Edmund Burke’s Sublime, for whom beauty and fear, once that they’re related, may bring up the feeling of grandiosity and magnificence. Going from the observations as well as the concept of hideous beautiful, showing up from the aesthetic alencarinas letters, we intend to make an investigative study about the indianist romances from the alencarinos, such as O guarani (1857) and Iracema (1865), so we can observe how José de Alencar developed, from these works, the concept from his critical studies about Magalhães’ poem.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52384
ISSN: 2317-0433
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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