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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Contribuição da inclusão digital na afirmação de sujeitos com deficiência intelectual
Título(s) alternativo(s): Contribución de la inclusión digital en la afirmación de sujetos con discapacidad intellectual
Título em inglês: Contribution of digital inclusion in the affirmation of subjects with intellectual disability
Autor(es): Figueiredo, Rita Vieira de
Rocha, Silvia Roberta da Mota
Poulin, Jean-Robert
Palavras-chave: Deficiência intelectual;Estratégias cognitivas;Inclusão digital;Subjetivação
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista Diálogo Educacional
Citação: FIGUEIREDO, Rita Vieira de; ROCHA, Silvia Roberta da Mota; POULIN, Jean-Robert. Contribuição da inclusão digital na afirmação de sujeitos com deficiência intelectual. Revista Diálogo Educacional, Curitiba (PR), v. 19, n. 61, p. 809-825, abr./jun. 2019.
Resumo: A relevância da língua escrita na participação social e na subjetivação, bem como a dificuldade de sua apropriação por pessoas com deficiência intelectual motivou a realização desta pesquisa. O estudo investigou os efeitos da comunicação digital via Facebook na emergência de estratégias cognitivas e na subjetivação de pessoas com deficiência intelectual em contexto de mediação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com orientação sócio-histórica, realizada com três jovens com síndrome de Down, capazes de produzir escrita alfabética e utilizar ambientes digitais. Cada sujeito participou de oito sessões mediadas por estudantes de Pedagogia. Os resultados revelam a emergência de estratégias cognitivas, as quais foram ampliadas ao término do estudo. Por outro lado, houve a diminuição das estratégias de mediação. Os dados sugerem que a rede social Facebook e as estratégias de mediação utilizadas naquele ambiente digital contribuíram para a subjetivação dos participantes. Tais resultados foram evidenciados pela ampliação das interações sociais e pelo uso da função social da escrita com autorepresentação, autonomia e autoafirmação. Desse modo, houve a ressignificação de subjetividades de dominação, em subjetividades afirmativas. O estudo permite concluir que a comunicação digital via Facebook contribuiu para o processo de inclusão digital dos sujeitos, desnaturalizando a ideologia da deficiência/normalidade, importante aspecto fomentador de escolas e sociedades acolhedoras.
Abstract: This research is motivated by the relevance of written language in social participation and subjectivation, as well as the difficulty of its appropriation by people with intellectual disability. The study investigated the effects of digital communication via Facebook in the emergence of cognitive strategies and the subjectivation of people with intellectual disabilities in the context of mediation. This is qualitative research with socio-historical orientation, carried out with three young people with Down syndrome, capable of producing alphabetical writing and using digital environments. Each subject participated in eight sessions mediated by students of Pedagogy. The results reveal the emergence of cognitive strategies, which were expanded at the end of the study. On the other hand, there was a decrease in mediation strategies. The data suggest that the social network Facebook and the mediation strategies used in that digital environment contributed to the subjectivation of the participants. These results were demonstrated by the amplification of social interactions and the use of the social function of writing with self-presentation, autonomy, and self-affirmation. In this way, there was the re-signification of subjectivities of domination, in affirmative subjectivities. The study allows concluding that digital communication via Facebook contributed to the digital inclusion process of the subjects, denaturing the ideology of the deficiency/normality, an important aspect that fosters welcoming schools and societies.
Resumen: La relevancia de la lengua escrita en la participación social y en la subjetivación, así como la dificultad de su apropiación por personas con discapacidad intelectual, motivó la realización de esta investigación. El estudio investigó los efectos de la comunicación digital vía Facebook en la emergencia de estrategias cognitivas y en la subjetivación de personas con discapacidad intelectual en contexto de mediación. Se trata de una investigación cualitativa con orientación socio-histórica, realizada con tres jóvenes con síndrome de Down, capaces de producir escritura alfabética y de utilizar ambientes digitales. Cada sujeto participó de ocho sesiones mediadas por estudiantes de Pedagogía. Los resultados revelan la emergencia de estrategias cognitivas, que fueron ampliadas al término del estudio. Por otro lado, hubo la disminución de las estrategias de mediación. Los datos sugieren que la red social Facebook y las estrategias de mediación utilizadas en ese ambiente digital contribuyeron a la subjetivación de los participantes. Tales resultados fueron evidenciados por la ampliación de las interacciones sociales y por el uso de la función social de la escritura con auto representación, autonomía y autoafirmación. De ese modo, hubo la ressignificación de subjetividades de dominación, en subjetividades afirmativas. El estudio permite concluir que la comunicación digital vía Facebook contribuyó al proceso de inclusión digital de los sujetos, desnaturalizando la ideología de la discapacidad/normalidad, importante aspecto fomentador de escuelas y sociedades acogedora.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52377
ISSN: 1981-416X
1518-3483
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