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dc.contributor.authorPinto, Fabiane Batista-
dc.date.accessioned2020-06-15T11:42:33Z-
dc.date.available2020-06-15T11:42:33Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationPINTO. Fabiane Batista. Noel e Gardel: a música na construção das nacionalidades brasileira e argentina. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 15., 26-29. jul. 2011. Curitiba (PR), Anais... SBS: Curitiba (PR): SBS, 2011.pt_BR
dc.identifier.issn2236-6636-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52366-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherSBSpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectMúsica- Sambapt_BR
dc.subjectMúsica Popularpt_BR
dc.titleNoel e Gardel: a música na construção das nacionalidades brasileira e argentinapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs sociedades se reconhecem cantando. Quando todos, ou a maioria, transmitem emoções através de uma mesma melodia, um mesmo ritmo, um mesmo compasso, revela-se inequívoca presença do sentimento comunitário. A chamada “música popular” integra com destaque a “memória coletiva” inerente aos processos de construção das nacionalidades1 . Neste trabalho destaco o papel que a música popular argentina e brasileira, mais especificamente o samba e o tango, gêneros musicais reconhecidos como símbolos destas nacionalidades influenciaram a percepção imaginária desses dois países. Tomo como análise letras de canções interpretadas ou assinadas por dois autores, Noel Rosa (1910-1937) e Carlos Gardel (1890-1936), compartilho da idéia que estes artistas têm suas imagens inequivocadamente associadas à afirmação desses gêneros musicais. [...]pt_BR
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