Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52341
Type: Artigo de Periódico
Title: O estudo da interação do aluno em fóruns virtuais e as heurísticas de Nielsen
Authors: Mesquita, Espedito Roza
Rodrigues, Eduardo Santos Junqueira
Teixeira, Elisângela Nogueira
Silva, Cátia Luzia Oliveira da
Torres, Andrei Bosco Bezerra
Keywords: Rastreamento Ocular;Educação a Distância;Heurísticas de Nielsen;Fórum Virtual
Issue Date: 2018
Publisher: Revista Sistemas e Mídias Digitais (RSMD)
Citation: MESQUITA, Espedito Roza; RODRIGUES, Eduardo Santos Junqueira; TEIXEIRA, Elisângela Nogueira; SILVA, Cátia Luzia Oliveira da; TORRES, Andrei Bosco Bezerra. O estudo da interação do aluno em fóruns virtuais e as heurísticas de Nielsen. Revista Sistemas e Mídias Digitais (RSMD), Fortaleza (CE), v. 3, n. 1, abr. 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: O artigo apresenta resultados preliminares de pesquisa sobre a interação de alunos em fóruns virtuais. A pesquisa utilizou um rastreador ocular que gerou dados sobre fixações e sacadas do usuário ao navegar na interface de três fóruns. As heurísticas de Nielsen colaboraram para compreender dificuldades de navegação dos usuários em um dos fóruns testados na pesquisa e indicaram também elementos negativos e positivos associados a essas ações. Resultados indicaram maior tempo de navegação e desistência de navegação dos alunos em uma interface de fórum que desrespeita as heurísticas de Nielsen relativas à navegabilidade, evidenciando-se que a não observância das referidas heurísticas provoca reações negativas do aluno.
Abstract: The article presents preliminary research studies results about the interaction of students in virtual foruns. The research used an eye tracker that generated data on users fixations and saccades while he navigates on the three forum-interface. The Nielsen’s heuristics contributed to the comprehension of the user’s navigation making it difficult into one of those foruns tested in the research and indicated the negative and positive elements associated into these actions. Results indicated a greater time of navigation and the quitting in a interface that disrespect the Nielsen’s heuristics about navigability, showing that the non-observance of the the heuristics cause student’s negative reactions.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52341
ISSN: 2525-9555
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_art_ermesquitaesjrodrigues.pdf1,61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.