Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52341
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O estudo da interação do aluno em fóruns virtuais e as heurísticas de Nielsen
Autor(es): Mesquita, Espedito Roza
Rodrigues, Eduardo Santos Junqueira
Teixeira, Elisângela Nogueira
Silva, Cátia Luzia Oliveira da
Torres, Andrei Bosco Bezerra
Palavras-chave: Rastreamento Ocular;Educação a Distância;Heurísticas de Nielsen;Fórum Virtual
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista Sistemas e Mídias Digitais (RSMD)
Citação: MESQUITA, Espedito Roza; RODRIGUES, Eduardo Santos Junqueira; TEIXEIRA, Elisângela Nogueira; SILVA, Cátia Luzia Oliveira da; TORRES, Andrei Bosco Bezerra. O estudo da interação do aluno em fóruns virtuais e as heurísticas de Nielsen. Revista Sistemas e Mídias Digitais (RSMD), Fortaleza (CE), v. 3, n. 1, abr. 2018.
Resumo: O artigo apresenta resultados preliminares de pesquisa sobre a interação de alunos em fóruns virtuais. A pesquisa utilizou um rastreador ocular que gerou dados sobre fixações e sacadas do usuário ao navegar na interface de três fóruns. As heurísticas de Nielsen colaboraram para compreender dificuldades de navegação dos usuários em um dos fóruns testados na pesquisa e indicaram também elementos negativos e positivos associados a essas ações. Resultados indicaram maior tempo de navegação e desistência de navegação dos alunos em uma interface de fórum que desrespeita as heurísticas de Nielsen relativas à navegabilidade, evidenciando-se que a não observância das referidas heurísticas provoca reações negativas do aluno.
Abstract: The article presents preliminary research studies results about the interaction of students in virtual foruns. The research used an eye tracker that generated data on users fixations and saccades while he navigates on the three forum-interface. The Nielsen’s heuristics contributed to the comprehension of the user’s navigation making it difficult into one of those foruns tested in the research and indicated the negative and positive elements associated into these actions. Results indicated a greater time of navigation and the quitting in a interface that disrespect the Nielsen’s heuristics about navigability, showing that the non-observance of the the heuristics cause student’s negative reactions.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52341
ISSN: 2525-9555
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_ermesquitaesjrodrigues.pdf1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.