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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52332
Tipo: | TCC |
Título: | Metodologia morfológica de validação de pontos criticos de patologias de pavimentos |
Título em inglês: | Morphological methodology of validation of critical points of flooring pathologies |
Autor(es): | Gadelha, Cristian Leitão |
Orientador: | Cavalcante, Antonio Paulo de Hollanda |
Coorientador: | Aquino, Marisete Dantas de |
Palavras-chave: | Estradas;Rodovias;Brasil;Defeitos;Sintaxe espacial;Volume Médio Diário;VMD;Patologias |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | GADELHA, Metodologia morfológica de validação de pontos criticos de patologias de pavimentos. 2019. 60 f. TCC (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Resumo: | O Brasil como um país rodoviário, necessita muito de suas rodovias e a política rodoviária no Brasil é, no entanto, muito criticada, principalmente porque a priorização desse modal contribuiu para que outros tipos de transportes fossem colocados em segundo plano, no entanto, atualmente o país faz uso para dimensionamento de pavimentos de um método desenvolvido em 1966 e atualizado em 1981. Método este que seu principal fundamento de dimensionamento está no CBR, baseando-se no método empírico. Devido a isso os surgimentos de patologias está muito associado ao uso desse método de dimensionamento e o mesmo usa como parâmetro para dimensionamento o volume médio diário anula de tráfego (VMDa). Para poder evitar identificar possíveis locais de aparecimentos dessas patologias, foi elaborado um estudo utilizando Sintaxe Espacial, uma metodologia recentemente estudada no Brasil, para verificar e associar condições de volume de tráfego e com isso prever onde os pavimentos foram dimensionados com dados antiquados gerando assim patologias nos pavimentos. |
Abstract: | Brazil as a road country, needs its highways a lot and the road policy in Brazil is, however, much criticized, mainly because the prioritization of this mode contributed to other types of transport being placed in the background, however, currently the The country makes use for pavement sizing of a method developed in 1966 and updated in 1981. This method is based on CBR, based on the empirical method. Due to this the emergence of pathologies is very much associated with the use of this sizing method and it uses as parameter for sizing the average daily traffic void volume (VMDa). In order to avoid identifying possible locations for the appearance of these pathologies, a study using Spatial Syntax, a methodology recently studied in Brazil, was designed to verify and associate traffic volume conditions and thus predict where the pavements were dimensioned with old-fashioned data thus generating pathologies. on the floors. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52332 |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA CIVIL - Monografias |
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