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dc.contributor.authorSousa, Camila da Silva-
dc.contributor.authorBezerra Filho, Feliciano José-
dc.date.accessioned2020-06-12T15:35:56Z-
dc.date.available2020-06-12T15:35:56Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSOUSA, Camila da Silva; BEZERRA FILHO, Feliciano José. Semiótica e cinema: os signos da aflição de Violeta, no filme O abismo prateado. Revista Entrelaces, Fortaleza (CE), v. 1, n. 19, p. 126-136, jan./mar. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn1980-4571-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52330-
dc.description.abstractCinema is able to convey everyday sensations and reflections through its diversified technical framework, caning approach several socially recurring themes, among which it can highlight the theme of the abandonment. Starting from this theme, directors, like Karim Aïnouz, produced remarkable works, above all, in the way they express feelings capable of arousing the identification of the audience with the characters. Considering this aspects, this essay has the objective to analyze the signs that make possible the elaboration of the feeling of affliction of the character Violeta in the construction scene, in the film O Abismo Prateado (2011), by the filmmaker from Ceará, Karim Aïnouz. In this sense, the theoretical assumptions of Modern Semiotics will be used, with emphasis on the postulates by Charles Peirce, for the elaboration of the analyzes. As methodology for the development of the work, the qualitative and descriptive approaches will be applied, in relation to the problem and the objective. The problematizations effected, from the analysis, show how the director Aïnouz makes use of the most diverse signs, to create an anguish environment and a feeling of non-belonging, in the main character, due to the end of their love relationship. It was concluded that the filmmaker Aïnouz drives his narrative to the approach of subjective and sensory aspects of the character, giving focus to her anguish and exasperation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrelacespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAbandonopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectSignopt_BR
dc.subjectSemiótcapt_BR
dc.titleSemiótica e cinema: os signos da aflição de Violeta, no filme O abismo prateadopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO cinema é capaz de veicular sensações e reflexões cotidianas através do seu diversificado arcabouço técnico, podendo abordar diversos assuntos recorrentes socialmente, dentre os quais se pode destacar o tema do abandono. Partindo dessa temática, diretores como Karim Aïnouz produziram obras notáveis, sobretudo, no modo como expressam sentimentos capazes de despertar a identificação do público com os personagens. Levando em conta tais aspectos, este ensaio objetiva analisar os signos que possibilitam a elaboração do sentimento de aflição da personagem Violeta na cena da construção, no filme O Abismo prateado (2011), do cineasta cearense Karim Aïnouz. Nesse intuito, serão utilizados os pressupostos teóricos da Semiótica Moderna, com ênfase nos postulados de Charles Peirce para a elaboração das análises. Como metodologia para o desenvolvimento do trabalho, será aplicada a abordagem qualitativa, em relação ao problema, e descritiva, em relação ao objetivo. A partir das análises, verifica-se que Aïnouz faz uso dos mais diversos signos para criar o ambiente de angústia e de não pertencimento da protagonista, em decorrência do término de sua relação amorosa. Assim, o cineasta direciona sua narrativa para a abordagem dos aspectos subjetivo e sensorial da personagem, focalizando sua angústia e sua exasperação através da qualidade material dos signos.pt_BR
dc.title.enSemiotics and cinema: the signs of the violeta´s affliction, in the film O abismo prateadopt_BR
Aparece nas coleções:PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

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