Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52325
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alves, Jailda Passos | - |
dc.contributor.author | Moreira, Jailma dos Santos Pedreira | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-12T14:10:46Z | - |
dc.date.available | 2020-06-12T14:10:46Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Jailda Passos; MOREIRA, Jailma dos Santos Pedreira. Tornar-se escritora: uma reflexão sobre Louisa May Alcott e a sua reescrita de si em Little Women. Revista Entrelaces, Fortaleza (CE), v. 1, n. 19, p. 99-113, jan./mar. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1980-4571 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52325 | - |
dc.description.abstract | This paper aims to reflect what means to become a writer in the 19th century, considering the literary production of Louisa May Alcott, specifically her novel called Little Women and the specific context of the time. We sought to discuss the literary production of female authorship through the movement of Alcott and her main character, from the aforementioned novel, in a period in which women were introduced into the academic environments of literature studies. We presented a brief overview of the rise of literature, novel in particular, based on Eagleton's (2006) text, to better understand how and when women could attend to this literary formal space. Furthermore, we developed a discussion concerning the process of identity construction of this writer, considering the postulates of Woolf (1990), about how those women were seen and the relevance of a room and financial independence for them. Lastly, taking into consideration this mapping, we noticed how the biographical marks of Alcott and the context in which she lived are transfigured in the novel, and this enabled us to perceive the way Alcott staged her rewriting about herself on her life-text. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Entrelaces | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Autoria feminina | pt_BR |
dc.subject | Reescrita de si | pt_BR |
dc.subject | Pequenas Mulheres | pt_BR |
dc.title | Tornar-se escritora: uma reflexão sobre Louisa May Alcott e a sua reescrita de si em Little Women | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Trata-se de uma reflexão sobre o que seria tornar-se escritora no século XIX, considerando a produção literária de Louisa May Alcott, especificamente seu romance Little Women, e o contexto específico da época. Buscamos discutir sobre a produção literária de autoria feminina, através do movimento de Alcott e da personagem principal, no romance citado, em um período no qual deu-se a inserção desse público feminino nos ambientes acadêmicos. Para tanto, apresentamos um sucinto panorama sobre a ascensão da literatura, estritamente romance, tomando como base o texto de Eagleton (2006), para melhor compreendermos como e quando as mulheres puderam permear por esse espaço literário. Ainda promovemos um debate, no que diz respeito a esse processo de construção identitária da escritora, considerando os postulados de Woolf (1990), sobre o modo como estas mulheres eram vistas e a relevância de um teto e de independência financeira para as mesmas. Considerando este mapeamento, observamos, por fim, como as marcas biográficas de Alcott e o contexto em que vivia se transfiguram em Little Women, de modo que nos possibilitou perceber como a escritora encenou sua reescrita de si no seu texto-vida. | pt_BR |
dc.title.en | Becoming a writer: a reflection about Louisa May Alcott and self rewriting in little women | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_art_jpalvesjspmoreira.pdf | 782,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.