Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52309| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título: | Um chapéu amarelo e um capuz vermelho: uma leitura semiótica de Chapeuzinho Amarelo de Chico Buarque |
| Título em inglês: | A yellow hat and a red hood: a semiotic appraisal of Chico Buarque’s Chapeuzinho Amarelo |
| Autor(es): | Lemos, Carolina Lindenberg |
| Palavras-chave: | Semiótica;Semissiombolismo;Literatura infantil;Hollanda, Francisco Buarque de, 1944 -. Chapeuzinho Amarelo (Ficção - 1979) |
| Data do documento: | 2008 |
| Instituição/Editor/Publicador: | CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada |
| Citação: | LEMOS, Carolina Lindenberg. Um chapéu amarelo e um capuz vermelho: uma leitura semiótica de Chapeuzinho Amarelo de Chico Buarque. CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada, Araraquara (SP), v. 6, n. 1, jul. 2008. |
| Resumo: | Na década de 1970, Chico Buarque publicou o livro infantil Chapeuzinho Amarelo, parodiando o conto popular Chapeuzinho Vermelho. Esta análise busca pôr em relevo as estruturas intertextuais de um e de outro, mostrando de que maneira se dão os empréstimos de elementos da narrativa e dos temas e figuras do texto clássico para o texto moderno. No texto tradicional, versão dos irmãos Grimmm, percebe-se como tema central a transgressão, mas segue paralelamente, como um pano de fundo, o tema do amadurecimento. Esse tema secundário virá para o primeiro plano em Chapeuzinho Amarelo. Recursos do plano da expressão lingüística/sonora e visual vão corroborar o caráter simbólico do embate entre Chapeuzinho Amarelo e o Lobo. Para completar a análise, propõe-se a investigação das ilustrações do texto de Chico Buarque, que trazem contribuições aos sentidos criados no texto escrito, reforçando a interpretação defendida neste trabalho. |
| Abstract: | In the 1970’s, Chico Buarque published the children’s book Chapeuzinho Amarelo – a parody of the fairy tale The Little Red Hood. This analysis tries to emphasize the intertextual structures underlying the two stories, showing in what ways elements of the narrative, themes and figures are borrowed from the classical text. In the traditional version of the brothers Grimm, the central theme is that of the transgression, but in the background we can also see the theme of maturation. This secondary theme is brought to the center in Chapeuzinho Amarelo. Linguistic, sound and visual resources of the expression plane will bring a symbolic aspect to the confrontation between Chapeuzinho Amarelo and the Wolf. To close the analysis, we investigate the pictures that compose the book. These pictures bring contributions to the meanings conveyed by the written text and reinforce the general interpretation given in this work. |
| URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52309 |
| ISSN: | 1679-3404 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2008_art_cllemos.pdf | 535,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.