Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52280
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Apresentação
Autor(es): Lopes, Ivã Carlos
Saraiva, José Américo Bezerra
Palavras-chave: Apresentação;Semiótica;Mundialização;Linguística - Aspectos culturais;Mídia
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Revista Estudos Semióticos
Citação: LOPES, Ivã Carlos; SARAIVA, José Américo Bezerra. Apresentação. Revista Estudos Semióticos, São Paulo (SP), v. 12, n. 1, jul. 2016.
Resumo: Abre-se esta edição dos Estudos Semióticos com o surpreendente ensaio que Isabel Marcos, ex-orientanda de Greimas, pesquisadora e docente da Universidade Nova de Lisboa, dedica ao problema da mundialização e suas consequências para a estruturação do espaço urbano. Seu olhar de extensa abrangência identifica, sobrevoando-as a grande altitude, etapas notáveis desse longo processo, desde a mundialização terrestre ainda na Antiguidade, até a globalização virtual de nossos dias, passando pelas mundializações marítima e aérea. Cada uma dessas fases seria emblematizada por um ponto nodal: em sucessividade, o mercado, o porto, o aeroporto e, atualmente, a página web, como esta em que o internauta nos lê no presente instante. Degrau após degrau, comentam-se as composições peculiares de forças locais e globais a atuar nesse processo e a plasmar as redes urbanas em lenta metamorfose, até que se chegasse às grandes metrópoles "mutantes" comandadas pela voracidade do mercado globalizado, de que são ilustrações exemplares cidades como Lagos, megalópole da Nigéria, ou Shenzhen, na China. O movimento analítico lança mão do esquema da cúspide, uma das "catástrofes elementares" classificadas por René Thom em sua teoria morfodinâmica geral. Eis aí uma aproximação muito original, graças ao aparato descritivo evocado e à capacidade de discernimento de amplo espectro da autora, acerca de questões altamente relevantes, o mais das vezes tratadas sob as perspectivas da História, da economia ou da sociologia. Se os fenômenos em pauta são bastante conhecidos de todos, já não se pode dizer o mesmo desse ângulo de abordagem, que, revelando traços comparáveis entre pontos distantes da História factual, lança novas luzes sobre os acontecimentos examinados. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52280
ISSN: 1980-4016
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_iclopesjabsaraiva.pdf84,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.