Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52276
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSoares, Aline Rebouças Azevedo-
dc.contributor.authorVieira, Marcelo Dídimo Souza-
dc.contributor.authorLima, Aluísio Ferreira de-
dc.contributor.authorAntunes, Deborah Christina-
dc.date.accessioned2020-06-10T20:10:24Z-
dc.date.available2020-06-10T20:10:24Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSOARES, Aline Rebouças Azevedo; VIEIRA, Marcelo Dídimo Souza; LIMA, Aluísio Ferreira de; ANTUNES, Deborah Christina. A objetivação da mulher nas adaptações cinematográficas de Iracema. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis (SC), v. 53, 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2178-4582-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52276-
dc.description.abstractThis study approaches the objectification of women in the cinema from the films Iracema, uma transa amazônica (1974) and Iracema, a virgem dos lábios de mel (1979). Bibliographic research was carried out about socialpolitical context of Brazil in the 1970s and film analysis based on feminist theory of cinema, with the main guidelines by Laura Mulvey, Molly Haskel, Claire Johnston and Mary Ann Doane. The results pointed out that, even when dealing with films with different proposals, since once has a political intent of social denunciation and the other reflects canonical film adaptation, both show signs of the objectivation process of women in the construction of the protagonist. The highlights the pre-existence of misogynistic processes in the production of contemporary cinema. We conclude that the feminist theory of cinema follows as a relevant critical reference to analysis and film re-readings.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Ciências Humanaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIracema - objetificação da mulherpt_BR
dc.subjectCinema nacionalpt_BR
dc.subjectPsicologia Socialpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.titleA objetificação da mulher nas adaptações cinematográficas de Iracemapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo aborda a objetificação da mulher no cinema a partir dos filmes Iracema, uma transa amazônica (1974) e Iracema, a virgem dos lábios de mel (1979). Foi realizada pesquisa bibliográfica acerca do contexto sociopolítico do cinema no Brasil nos anos 1970 e análise fílmica a partir da teoria feminista do cinema, tendo como principais norteadoras Laura Mulvey, Molly Haskel, Claire Johnston e Mary Ann Doane. Os resultados apontaram que, mesmo tratando-se de filmes com propostas distintas, visto que um tem intenção política de denúncia social e o outro reflete uma adaptação fílmica do tipo canônico, ambos apresentam sinais do processo de objetificação da mulher na construção da protagonista. Isso evidencia a preexistência de processos misóginos na produção do cinema contemporâneo. Concluímos que a teoria feminista do cinema segue como um referencial crítico relevante a análises e releituras fílmicas.pt_BR
dc.title.enThe objectification of the woman in the cinematographic adaptions of Iracemapt_BR
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_arasoaresmdsvieira.pdf6,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.