Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52250
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBriskievicz, Danilo Arnaldo-
dc.date.accessioned2020-06-09T18:40:47Z-
dc.date.available2020-06-09T18:40:47Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationBRISKIEVICZ, Danilo Arnaldo. Reflexões sobre os desafios atuais da docência na educação infantil, a partir de Hannah Arendt. Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 42, n. 81, p. 163-178, jan./abr. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.issn2526-0847 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52250-
dc.description.abstractThe purpose of this manuscript is to analyze three foundations or presuppositions for early childhood education in the present world based on the thought of Hannah Arendt: authority in general and that of teaching in a specific way; tradition as the social function of the school in sharing values in its curriculum matrices with the new generations coming to the common world at birth; Narrative thinking as aneveryday storytelling activity within the classroom to present the world we live in to children. We used the research methodology of qualitative approach of basic nature with procedure of bibliographic research (books and articles by Arendt and his commentators, besides expert authors of the science of education). The result is the definition of the concepts of authority, tradition and narrative thinking and their axiomatic relationship to the teaching practice in early childhood education in the current world. The main conclusion is to show that the formalization of authority and tradition by narrative thinking allows a more democratic school.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação Em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutoridadept_BR
dc.subjectTradiçãopt_BR
dc.subjectPensamento narracionalpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleReflexões sobre os desafios atuais da docência na educação infantil, a partir de Hannah Arendtpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrPretende-se, com este manuscrito, analisar três fundamentos ou pressupostos para a educação infantil no mundo atual a partir do pensamento de Hannah Arendt: a autoridade de maneira geral e a do magistério de maneira específica; a tradição como função social da escola ao partilhar valores em suas matrizes curriculares com as novas gerações chegadas ao mundo comum pelo nascimento; o pensamento narracional como atividade cotidiana de contação de histórias dentro da sala de aula para apresentar o mundo em que vivemos às crianças. Utilizou-se a metodologia de pesquisa de abordagem qualitativa de natureza básica com procedimento de pesquisa bibliográfica (livros e artigos de Arendt e de seus comentadores, além de autores especialistas da ciência da educação). Apresenta-se como resultado a definição dos conceitos de autoridade, tradição e pensamento narracional e sua relação axiomática para a prática docente no ensino infantil no mundo atual. A principal conclusão avança no sentido de demonstrar que a formalização da autoridade e da tradição pelo pensamento narracional permite uma escola mais democrática.pt_BR
dc.description.abstract-esEl objetivo de este manuscrito es analizar tres fundamentos o supuestos de la educación infantil en el mundo actual desde la perspectiva de Hannah Arendt: la autoridad de manera general y la de enseñar de manera específica; la tradición como función social de la escuela al compartir valores en sus matrices curriculares con las nuevas generaciones llegadas al mundo común por nacimiento; el pensamiento narrativo como una actividad de narración diaria dentro del aula para presentar el mundo en que vivimos a los niños. Se utilizó la metodología de investigación del abordaje cualitativo de naturaleza básica con un procedimiento de investigación bibliográfica (libros y artículos de Arendt y sus comentaristas, además de autores especializados en ciencias de la educación). Se presenta como resultado la definición de los conceptos de autoridad, tradición y pensamiento narrativo y su relación axiomática para la práctica docente en la educación de la primera infancia en el mundo actual. La conclusión principal es mostrar que la formalización de la autoridad y la tradición mediante el pensamiento narrativo permite una escuela más democrática.pt_BR
dc.title.enReflections on current challenges of childhood education from Hannah Arendtpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_dabriskievicz.pdf267,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.