Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52249
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorWinchuar, Marcio José de Lima-
dc.contributor.authorBufrem, Leilah Santiago-
dc.date.accessioned2020-06-09T18:39:39Z-
dc.date.available2020-06-09T18:39:39Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationWINCHUAR, Marcio José de Lima; BUFREM, Leilah Santiago. Práticas de alfabetização e letramento em contextos multisseriados do campo. Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 42, n. 81, p. 150-162, jan./abr. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.issn2526-0847 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52249-
dc.description.abstractThis paper investigates how the literacy practices occur in multiseriate school contexts of the field. It presents the concept of literacy and assumes that field schools are not on the agenda of government investment priorities, reflecting poor infrastructure conditions and interfering with teacher work. It analyzes a set of postgraduate research on literacy practices in schools / multiseriate classes and demonstrates difficulties, potentialities and challenges present in these spaces. It concludes that improving the quality of teaching and learning in multiseriate contexts requires a close look not only from parents and teachers, but from rulers who need to put multiseriate school from the field in their agenda of priorities.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação Em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectClasses multisseriadaspt_BR
dc.subjectAlfabetização e letramentopt_BR
dc.titlePráticas de alfabetização e letramento em contextos multisseriados do campopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste artigo, investiga-se como ocorrem as práticas alfabetizadoras em contextos escolares multisseriados do campo. Apresenta-se o conceito de alfabetização e letramento e parte-se do pressuposto de que as escolas do campo não estão na agenda de prioridades de investimentos governamentais, o que se reflete nas péssimas condições infraestruturais e interfere no trabalho docente. Analisa-se um conjunto de pesquisas de pós-graduação sobre práticas alfabetizadoras em escolas/classes multisseriadas e demonstram-se dificuldades, potencialidades e desafios presentes nestes espaços. Conclui-se que a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem em contextos multisseriados necessita de um olhar atento não só de pais e professores, mas de governantes que precisam colocar a escola multisseriada do campo em sua agenda de prioridades.pt_BR
dc.description.abstract-esInvestiga cómo se producen las prácticas de alfabetización en los contextos escolares multigrados en el campo. Presenta el concepto de alfabetización y letramiento y supone que las escuelas rurales no están en la agenda prioritaria de inversión del gobierno, lo que refleja las malas condiciones de infraestructura e interfiere en el trabajo del docente. Analiza un conjunto de investigaciones de posgrado sobre las prácticas de alfabetización en escuelas / clases multigrados y demuestra dificultades, potencialidades y desafíos presentes en estos espacios. Concluye que la mejora de la calidad de la enseñanza y el aprendizaje en contextos multigrados requiere una mirada cuidadosa no solo por parte de los padres y maestros, sino también de los funcionarios del gobierno que necesitan incluir a la escuela multigrado del campo en su agenda prioritaria.pt_BR
dc.title.enLiteracy and lettering practices in multisseriate field contexts: difficulties, potencial and challengespt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_mjlwinchuarlsbufrem.pdf248,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.