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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Educação sobre o uso de plantas medicinais a idosas residentes em uma instituição de longa permanência de Fortaleza (CE)
Título em inglês: Education about the use of medicinal plants for the elderly residents of a long- stay instituition in Fortaleza (CE)
Autor(es): Silva, Francisco Ildelano da Costa
Arruda, Alcinia Braga de Lima
Palavras-chave: Educação em saúde;Plantas medicinais;Idoso;Instituição de longa permanência para idosos
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação Em Debate
Citação: SILVA, Francisco Ildelano da Costa; ARRUDA, Alcinia Braga de Lima. Educação sobre o uso de plantas medicinais a idosas residentes em uma instituição de longa permanência de Fortaleza (CE). Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 42, n. 81, p. 53-64, jan./abr. 2020.
Resumo: Educação em saúde é uma proposta de ação bastante utilizada em atividades comunitárias, uma vez que esta possui ampla variedade de execução, em virtude da possibilidade de se utilizar tanto de metodologias tradicionais como ativas, analisando sempre qual a abordagem mais confortável para o público-alvo. Tal proposta pode ser utilizada por indivíduos de quaisquer faixas etárias, embora os contextos sejam diferentes. Partindo dessas considerações, o presente relato possui como objetivo descrever a experiência da educação em saúde como ação de promoção do uso racional de plantas medicinais para idosas residentes de uma instituição de longa permanência (ILP) em Fortaleza (CE). Tendo flipchart como suporte, foram elaboradas atividades no intuito de perceber o grau de conhecimento das residentes da ILP acerca das dez plantas medicinais expostas a elas. Foram feitas perguntas sobre o reconhecimento botânico e o preparo com plantas medicinais no decorrer do diálogo com a finalidade de expor o saber popular que as participantes da atividade possuíam. Além disso, as idosas receberam informações acerca do cuidado com as plantas medicinais e sobre o cultivo destas para que pudessem se responsabilizar pelos cuidados com o horto que seria construído. Foi possível, então, além de garantir a construção do saber mútuo, fomentar a interação entre as idosas, contribuir com o cuidado e o uso racional das plantas medicinais. Destarte, ratifica-se a importância da inserção da educação nas atividades comunitárias, a fim de instigar maior apoio aos processos de promoção da saúde.
Abstract: Health Education is a proposal of action widely used in community activities since it has a wide variety of implementation, due to the possibility of using both traditional and active methodologies, always analyzing the most comfortable approach for the target public. This proposal can be used for people of any age group, although the contexts are different. Based on these considerations, this study aims to describe the experience of Health Education as an action to promote the rational use of Medicinal Plants to elderly women residents of a Long-Stay Institution (LSI) in Fortaleza, Ceará, Brazil. Using a flipchart as a support, activities were conducted in order to identify the degree of the elderly’s knowledge relating to the 10 medicinal plants exposed to them. Questions were asked about botanical recognition and preparation with medicinal herb during the dialogue in order to expose the popular knowledge that the participants in the activity had. Moreover, the elderly women received information about the care of medicinal plants and their cultivation so that they could be responsible for the care of the garden that would be built. It was then possible, in addition to guaranteeing the construction of mutual knowledge, to foster interaction between the elderly women, to contribute to the care and rational use of medicinal plants. Thus, the importance of inserting the education in community activities is confirmed in order to give more support to the processes of health promotion.
Resumen: La educación para la salud es una propuesta de acción ampliamente utilizada en actividades comunitarias, pues se puede implementarla de muchas maneras, debido a la posibilidad de usar metodologías tanto tradicionales como activas, siempre analizando cual es el enfoque más cómodo para el público objetivo. Esta propuesta se puede utilizar para personas de cualquier grupo de edad, aunque los contextos sean diferentes. Con base en estas consideraciones, este estudio tiene como objetivo describir la experiencia de la Educación para la Salud como una acción para promover el uso racional de plantas medicinales para las ancianas residentes de una institución de larga estancia (ILE) en Fortaleza, Ceará, Brasil. Utilizando un rotafolio como apoyo, se realizaron actividades para identificar el grado de conocimiento de las residentes de la ILE en relación con las 10 plantas medicinales expuestas a ellas. Se hicieron preguntas sobre el reconocimiento botánico y la preparación con plantas medicinales en el curso del diálogo para exponer el conocimiento popular que tenían las participantes en la actividad. Las ancianas también recibieron información sobre el cuidado de las plantas medicinales y su cultivo para que pudiesen ser responsables del cuidado del jardín que se construiría. Fue posible, entonces, garantizar la construcción del conocimiento mutuo, aumentar la interacción entre las ansianas, contribuir al cuidado y el uso racional de las plantas medicinales. Por lo tanto, se confirma la importancia de implementar la educación en las actividades comunitarias para dar más apoyo a los procesos de promoción de la salud.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52204
ISSN: 0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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