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Tipo: TCC
Título: Influência da carbonatação no índice esclerométrico
Título em inglês: Influence of carbonation on the sclerometric index
Autor(es): Ribeiro, Valeska Maria Brasileiro
Orientador: Bertini, Alexandre Araújo
Palavras-chave: Ensaio não destrutivo;Esclerometria.;Carbonatação
Data do documento: 2019
Citação: RIBEIRO, Valeska Maria Brasileiro. Influência da carbonatação no índice esclerométrico. 2019. 64 f. TCC (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: O método do esclerômetro é um dos ensaios não destrutivos mais antigos, ainda assim ele continua sendo amplamente empregado devido ao baixo custo de execução, à simplicidade de manejos dos equipamentos e à rapidez para a estimar a dureza superficial do concreto. Dentre os fatores que influenciam o procedimento de esclerometria, a carbonatação merece destaque, pois ela ocasiona uma superestimação do índice esclerométrico. Dessa maneira, este estudo tem como objetivo verificar como a frente de carbonatação do elemento estrutural interfere nos resultados dos índices esclerométricos. O esclerômetro, equipamento utilizado para o ensaio de esclerometria, permite adicionar coefiente de correção do índice escleromético em relação ao grau de carbonatação e existe indicação da ABNT NBR 7584:2012 de aplicar o fator corretivo para esses casos, entretanto a Norma não define parâmetros de como esse coeficiente pode ser quantificado. Assim, faz-se necessário obter fatores de correção do índice esclerométrico em relação a carbonatação para a realidade do estado do Ceará. Para isso, neste estudo foi realizado, inicialmente, o ensaio de esclerometria, depois o procedimento de acelaração da carbonatação nas peças de concreto, em seguida com o uso da fenolftaleína verificou a frente carbonatada. Após a carbonatação, foi realizada novamente a esclerometria. Outrossim, o ensaio de compressão axial foi realizado com a extração de uma amostra do bloco em questão. Por fim, com os resultados obtidos, conclui-se que a carbonatação eleva o índice esclerométrico. Além disso, determinou-se os fatores de correções do índice esclerométrico em relação à carbonatação e correlacionou-o com a profundidade carbonatada, para uma dada faixa de valores, com o objetivo de aplicar diante da realização do ensaio de esclerometria em um elemento estrutural carbonatado.
Abstract: The sclerometer test method is one of the oldest non-destructive tests, still it is very used due to the low cost of execution, the simplicity of equipment handling and the speed in estimating the surface hardness of concrete. Among the factors that influence the sclerometer, it is worth highlighting the carbonation that causes an overestimation of the sclerometric index. This study aims to verify how the carbonation front of the structural element interferes with the values of the sclerometric index.The equipment used for the sclerometer test allows adding correction coefficient of the sclerometric index considering the carbonation’s degree and there is an indication of ABNT NBR 7584: 2012 to apply the corrective factor for these cases, however the Standard does not define parameters of how this coefficient can be quantified. Therefore, it is necessary to obtain correction factors of the sclerometric index in relation to carbonation for the reality of Ceará state. Initially, the sclerometer test was performed, then the accelerated carbonation in the concrete element, then, using phenolphthalein, the carbonated front was verified. After carbonation, sclerometry was performed again. After that, the axial compression strength test was performed. Finally, with the obtained results, il was determined the correction factors and the correlation curve between the correction factor considering the carbonation element and carbonation front.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52203
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