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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52174
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Cavalcante, Sandra Maria Silva | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Luciane Corrêa | - |
dc.contributor.author | Gualda, Ricardo José Rosa | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-06T01:53:51Z | - |
dc.date.available | 2020-06-06T01:53:51Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTE, Sandra Maria Silva; FERREIRA, Luciane Corrêa; GUALDA, Ricardo José Rosa. Metáfora: diferentes perspectivas. Revista Scripta, Belo Horizonte (MG), v. 20, n. 40, p. 8-17, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2358-3428 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52174 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Scripta | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Linguística Cognitiva | pt_BR |
dc.subject | Conceituação | pt_BR |
dc.subject | Metáfora | pt_BR |
dc.subject | Linguística - aspectos históricos | pt_BR |
dc.title | Metáfora: diferentes perspectivas | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A metáfora é um fenômeno alçado à condição de objeto de estudo desde a Antiguidade Clássica. O processo de conceituação, de definição e de compreensão desse fenômeno, longe de ser um consenso, permeia áreas as mais distintas da atividade linguística e, nessa medida, revela-se em uma rica trajetória intelectual. De Aristóteles aos dias atuais, passando por filósofos como Hobbes (1588 - 1679), Locke (1632-1704), Kant (1724-1804), Rousseau (1712-1778) e Nietzsche (1844-1900), podemos identificar um grande número de teorias de metáfora, no decorrer de séculos e, também, constatar que, particularmente a partir do século XX, os estudos destinados à compreensão do fenômeno metafórico passam a ser fortemente realizados em uma perspectiva interdisciplinar e com recortes e objetivos bastante diversos. Em um dos mais importantes estudos sobre a metáfora, no início do século XX, Richards (1936) apresenta argumentos que reverberam, de maneira bastante contundente na segunda metade do século XX. Alguns desses argumentos assumem o status de fundamento em abordagens teóricas e metodológicas propostas por pesquisadores, na primeira década do século XXI. Entre esses fundamentos estão o fato de que a metáfora não deve ser considerada um problema da linguagem em si. Nessa perspectiva, não deve se restringir a estudos que a circunscrevam no âmbito do tropo, do ‘desvio’ do discurso ordinário, de uma figura de linguagem, o que implicaria reduzi-la ao nível da palavra. Mais do que isso, a metáfora, como já sinalizava Nietzsche (1978), deve ser compreendida como um princípio onipresente do pensamento, como um fenômeno que permeia todo o discurso, e, por sua natureza, não pode ser reduzida a paráfrases literais.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGL - Artigos publicados em revistas científicas |
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