Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52159
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDiógenes, Elione Maria Nogueira-
dc.contributor.authorAndrade, Francisco Ari de-
dc.date.accessioned2020-06-05T14:46:39Z-
dc.date.available2020-06-05T14:46:39Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationDIÓGENES, Elione Maria Nogueira; ANDRADE, Francisco Ari de. Narrativas emergente no Ensino Médio: Direitos Humanos & Educação. Revista Holos, Natal (RN), ano 29, v. 4, p. 135-142, 2013.pt_BR
dc.identifier.issn1807-1600-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52159-
dc.description.abstractWith this article we enter the field of Human Rights related to secondary education. Here we have an experience report concerning an extension project entitled “Continuing Education in Human Rights for Middle School Teachers” which was finalized this year. This aimed to introduce the theme of human rights in the educational field in Alagoas, Maceió more specifically, a city known problematic as it is the minimum guarantee of the rights of citizens who inhabit it. To this end, the project was developed within a public school high school and involved an in-service training for teachers of this level of basic education throughout the years of 2010 and part of 2011 (May). So in this article do three major approaches: the first deal of historical and political foundations of Human Rights Education in Brazil. On Monday, we discussed the project methodology and results, and the third: point out the challenges and possibilities for those facing the difficult task of dealing with this issue within the classroom of the school as “knowing” rather than “charity”.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Holospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectDireitos Humanospt_BR
dc.subjectEducação em Direitos Humanospt_BR
dc.titleNarrativas emergente no Ensino Médio: Direitos Humanos & Educaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrCom este artigo adentramos o campo dos Direitos Humanos relacionado à educação de nível médio. Aqui, temos um relato de experiência concernente a um projeto de extensão intitulado “Formação Continuada em Direitos Humanos para Professores do Ensino Médio” que foi finalizado este ano. Este objetivava introduzir a temática dos direitos humanos no campo educacional em Alagoas, mais especificamente em Maceió, cidade reconhecidamente problemática quanto Maceió, se trata da garantia mínima dos direitos dos cidadãos e cidadãs que a habitam. Para tanto, o projeto foi desenvolvido no interior de uma escola pública de ensino médio e envolveu uma formação em serviço para professores deste nível de educação básica, durante todo o ano de 2010 e parte de 2011 (maio). Assim, neste artigo fazemos três abordagens importantes: na primeira, tratamos dos fundamentos históricos e políticos da Educação em Direitos Humanos no Brasil. Na segunda, discorremos sobre a metodologia do projeto e seus resultados; e, na terceira: apontamos os desafios e possibilidades para quem enfrenta a difícil tarefa de tratar dessa temática no interior da sala de aula do ensino médio como “saber” e não como “caridade”.pt_BR
dc.title.enEmerging narratives in High School: Education & Human Rightspt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_art_emndiogenesfaandrade.pdf369,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.