Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52148
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Luciane Corrêa-
dc.contributor.authorNascimento, Thiago da Cunha-
dc.contributor.authorFlister, Catarina Valle e-
dc.date.accessioned2020-06-05T03:26:13Z-
dc.date.available2020-06-05T03:26:13Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationFERREIRA, Luciane Corrêa; NASCIMENTO, Thiago da Cunha; FLISTER, Catarina Valle e. Futebol e metáfora na mídia. Revista (Con)Textos Linguísticos, Vitória (ES), v. 8, n. 10.1, p. 231-244, 2014.pt_BR
dc.identifier.issn1982-291X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52148-
dc.description.abstractAccording to Lakoff and Johnson (1980), metaphors play not only an esthetic role in our daily lives, but a cognitive role as well. According to them, the essence of metaphors lies in the fact that, through them, we understand a thing or an event by means of something else. Observe the metaphor life is a game, in which we conceptualize life through our concrete experience of playing games. Considering that Brazilian culture has a strong link with soccer, many metaphors and idioms in Portuguese are motivated by the experience with that sport, for example, the use of expressions such as show de bola (a show of ball) and dar um cartão vermelho (to give a red card). We carried out a bottom-up analysis of the Brazilian and German media. Our goal was to discuss the following questions: What other experiential domains does soccer motivate? What other experiential domains motivate the discourse about soccer? We realized that some contexts motivate the use of soccer as source domain, e.g. politics, whereas other contexts motivate the use of soccer as target domain. Our results indicate that the experience with soccer motivate expressions in different domains, such as politics, art and religion and vice-versa, reflecting the remarkable soccer experience in both Brazilian ad German daily lives.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista (Con)Textos Linguísticospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguística Cognitivapt_BR
dc.subjectSistemas dinâmicos complexospt_BR
dc.subjectMetáforapt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.titleFutebol e metáfora na mídiapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrSegundo Lakoff e Johnson (1980), a metáfora desempenha no cotidiano, além de uma função estética, também uma função cognitiva. Conforme esses autores, a essência da metáfora reside no fato de que, por meio dela, compreendemos algo ou um evento em termos de outro. Vejamos a metáfora vida é um jogo, em que conceitualizamos vida por meio de nossa experiência concreta com jogo. Considerando que a cultura brasileira possui uma ligação forte com o futebol, muitas metáforas e expressões idiomáticas em português são motivadas pela experiência com esse esporte, por exemplo, o uso de expressões como show de bola e dar um cartão vermelho. Realizamos uma análise botom-up, i.e. da metáfora na língua para o pensamento. Objetivamos discutir as seguintes questões: o futebol vai motivar que outros domínios experienciais? Que domínios experienciais vão motivar o discurso sobre futebol? Descobrimos que alguns contextos motivam o uso de futebol como domínio-fonte, por exemplo, política, enquanto outros contextos motivam o uso de futebol como domínio-alvo. Os resultados apontam como a experiência com o futebol vai motivar expressões em diferentes domínios, como política, arte e religião, e vice-versa, refletindo a marcante experiência do futebol no cotidiano dos povos brasileiro e alemão.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_lcferreiratcnascimento.pdf221,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.