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dc.contributor.authorOliveira, Andréia Machado-
dc.contributor.authorFonseca, Tania Mara Galli-
dc.date.accessioned2020-06-04T19:10:40Z-
dc.date.available2020-06-04T19:10:40Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Andréia Machado; FONSECA, Tania Mara Galli. Corpo, imanência e arte. Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 29-47, 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2594-5491-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52139-
dc.description.abstractThis article highlights the importance of a philosophical approach to the pragmatics of bodies in relation with the planes of immanence and transcendence, at different historical moments, in order to problematize intensive experiences proposed in the field of art. We briefly look at three different modes of the coming-to-being of bodies and planes: the body belonging to the plane of immanence placed in opposition to the plane of transcendence; the body belonging to the absolute plane which unites the planes of immanence and transcendence; and the body which belongs to both the plane of immanence and the plane of transcendence. These approaches are theoretically founded on concepts elaborated by Baruch Spinoza, Gilles Deleuze and Gilbert Simondon as well as developed in practices by various post-modern artists. We posit the term promiscuous body to describe how a body moves and expresses itself as different modalities as it transmutes in the multiplicity of existence.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherVazantes – Revista do Programa de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectImanênciapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.titleCorpo, imanência e artept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo aponta a importância de uma abordagem filosófica sobre as pragmáticas dos corpos em relação aos planos de imanência e transcendência, em diferentes momentos históricos, a fim de se problematizar experiências intensivas propostas no campo da Arte na pós-modernidade. Assinalam-se, brevemente, três modos distintos de efetuação de corpo e planos de imanência e transcendência: corpo pertencendo ao plano de imanência em posição antagônica ao de transcendência; corpo pertencendo a um plano absoluto que une imanência e transcendência; e corpo pertencendo a planos imanentestranscendentais. Tais abordagens têm fundamentação teórica em Baruch Espinosa, Gilles Deleuze e Gilbert Simondon, bem como em alguns artistas pós-modernos. Fala-se em um corpo promíscuo, já que se movimenta e se expressa de diferentes modos, transmutando-se na multiplicidade de sua existência.pt_BR
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