Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52098
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Ana Cristina Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-03T14:53:15Z | - |
dc.date.available | 2020-06-03T14:53:15Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Ana Cristina Ribeiro. Conversas sobre Yvone Kane (2015), de Margarida Cardoso: discurso racista e favorecimento da imagem do grupo de pertença. Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, v. 3, n. 1, p. 109-129, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2594-5491 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52098 | - |
dc.description.abstract | Yvone Kane (2015) by Margarida Cardoso is a film that brings to the present memories of a revolutionary and post-revolutionary period, involving Portuguese and Mozambicans, and which question current social representations of history. How do young Portuguese and Mozambicans dialogue with the representations of the African/European “other” proposed by the film? What relationship do they develop with a film that questions current discourses about history and identity, in both countries? The film was shown and discussed in universities in Portugal and in Mozambique, with undergraduate students. We present a reading of Yvone Kane and then the result of these conversations, in a critical discursive analysis, that reveals the persistence of racist stereotypes, as well as the construction of narratives that favor the image of the belonging group. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Vazantes – Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes | pt_BR |
dc.subject | Memória social | pt_BR |
dc.subject | Representações sociais | pt_BR |
dc.subject | Discurso | pt_BR |
dc.subject | Análise crítica discursiva | pt_BR |
dc.title | Conversas sobre Yvone Kane (2015), de Margarida Cardoso: discurso racista e favorecimento da imagem do grupo de pertença | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Yvone Kane (2015), de Margarida Cardoso, é um filme que traz ao presente memórias de um período revolucionário e pós-revolucionário, que envolvem portugueses e moçambicanos e que questionam as representações sociais da história correntes. Como dialogam jovens portugueses e moçambicanos com as representações do ‘outro’ africano/europeu propostas pela obra? Qual a relação que se desenvolve com um filme que questiona discursos vigentes sobre a história e a identidade de ambos os países? O filme foi mostrado e discutido em universidades em Portugal e em Moçambique, com alunos de licenciatura. Apresenta-se uma leitura de Yvone Kane, seguida pelo resultado dessas conversas, numa análise de caráter crítico discursivo que desvela a persistência de estereótipos racistas, bem como a construção de narrativas que favorecem a imagem do grupo de pertença. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGARTES - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_art_acrpereira.pdf | 510,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.