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dc.contributor.authorPereira, Ana Cristina Ribeiro-
dc.date.accessioned2020-06-03T14:53:15Z-
dc.date.available2020-06-03T14:53:15Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationPEREIRA, Ana Cristina Ribeiro. Conversas sobre Yvone Kane (2015), de Margarida Cardoso: discurso racista e favorecimento da imagem do grupo de pertença. Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, v. 3, n. 1, p. 109-129, 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2594-5491-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52098-
dc.description.abstractYvone Kane (2015) by Margarida Cardoso is a film that brings to the present memories of a revolutionary and post-revolutionary period, involving Portuguese and Mozambicans, and which question current social representations of history. How do young Portuguese and Mozambicans dialogue with the representations of the African/European “other” proposed by the film? What relationship do they develop with a film that questions current discourses about history and identity, in both countries? The film was shown and discussed in universities in Portugal and in Mozambique, with undergraduate students. We present a reading of Yvone Kane and then the result of these conversations, in a critical discursive analysis, that reveals the persistence of racist stereotypes, as well as the construction of narratives that favor the image of the belonging group.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherVazantes – Revista do Programa de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.subjectMemória socialpt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectAnálise crítica discursivapt_BR
dc.titleConversas sobre Yvone Kane (2015), de Margarida Cardoso: discurso racista e favorecimento da imagem do grupo de pertençapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrYvone Kane (2015), de Margarida Cardoso, é um filme que traz ao presente memórias de um período revolucionário e pós-revolucionário, que envolvem portugueses e moçambicanos e que questionam as representações sociais da história correntes. Como dialogam jovens portugueses e moçambicanos com as representações do ‘outro’ africano/europeu propostas pela obra? Qual a relação que se desenvolve com um filme que questiona discursos vigentes sobre a história e a identidade de ambos os países? O filme foi mostrado e discutido em universidades em Portugal e em Moçambique, com alunos de licenciatura. Apresenta-se uma leitura de Yvone Kane, seguida pelo resultado dessas conversas, numa análise de caráter crítico discursivo que desvela a persistência de estereótipos racistas, bem como a construção de narrativas que favorecem a imagem do grupo de pertença.pt_BR
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