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Tipo: TCC
Título: Influência da qualidade do revestimento asfáltico na emissão de poluentes de um veículos leve em Fortaleza
Título em inglês: Influence of asphalt coating quality on the emission of pollutants from a light vehicle in Fortaleza
Autor(es): Rocha, Vitor Midauar Gondim
Orientador: Branco, Verônica Teixeira Franco Castelo
Palavras-chave: Índice de Rugosidade Internacional (IRI);Levantamento Visual Contínuo (LVC);Emissões;Poluentes;CO2;NO2;Índice de Gravidade Global (IGG).
Data do documento: 2019
Citação: ROCHA, Vitor Midauar Gondim. Influência da qualidade do revestimento asfáltico na emissão de poluentes de um veículos leve em Fortaleza. 2019. 87 f. TCC (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: Tendo em vista o debate a respeito das emissões de poluentes na atmosfera e seus efeitos à saúde humana e ao meio ambiente, o presente trabalho avalia a relação entre a qualidade do revestimento asfáltico em centros urbanos e sua influência na emissão de poluentes CO2 e NO2 no ar da cidade de Fortaleza, Ceará. Utilizou-se de uma metodologia na qual comparou-se dados do Índice de Rugosidade Internacional (do inglês, International Roughness Index – IRI) e dados de coleta de emissões de poluentes emitidos por queima incompleta de combustível no escapamento de veículo de passeio. Além disso, realizouse um Levantamento Visual Contínuo (LVC) cujos resultados foram utilizados para classificação das vias estudas quanto ao grau de deterioração do pavimento. Destaca-se a utilização de câmera de vídeo com qualidade High Definition (HD) para a filmagem das vias e utilização de aplicativo de smartphone para levantamento dos trechos estudados por meio do cálculo do IRI. As vias foram escolhidas de acordo com seu potencial de geração e de atração de viagens. A coleta de emissões foi realizada o mais próximo possível da fonte emissora de poluentes. Com os resultados obtidos, não se descarta e relação entre a qualidade do revestimento asfáltico e sua influência direta nas emissões. Contudo, validou-se a proposta de método de cálculo devido aos graus de deterioração do revestimento das vias possuírem características semelhantes, como desgastes, remendos e fissuras. As vias estudadas foram: rua Vicente Linhares, rua Tibúrcio Cavalcante, rua Érico Mota, avenida 13 de Maio, avenida Jovita Feitosa e avenida Senador Virgílio Távora.
Abstract: In view of the debate on air pollutant emissions and their effects on human health and the environment, this paper evaluates the relationship between the asphalt quality coating in urban centers and their influence on CO2 and NO2 emitions in the environment. air from the city of Fortaleza, Ceara. It was used a methodology that compared International Roughness Index (IRI) data and pollutant emissions emitted by incomplete fuel combustion in passenger car exhaust. In addition, a Continuous Visual Survey (LVC) was performed, the results of which were used to classify the roads studied for the degree of pavement deterioration. It is noteworthy the use of High Definition (HD) camcorder for filming the roads. Also a smartphone was applied to survey the stretches studied by calculating the IRI. The routes were chosen according to their potential for generating and attracting trips. Emissions were collected as close as possible to the pollutant source. With the obtained results, it is not discarded the relationship between asphalt quality coating and its direct influence on air emissions. However, the proposed method of calculation was validated in regards to the degree of deterioration the roadway lining have similar characteristics, such as wear, patches and cracks. The studied roads were: Vicente Linhares Street, Tibúrcio Cavalcante Street, Érico Mota Street, 13 de Maio Avenue, Jovita Feitosa Avenue and Senador Virgílio Távora Avenue.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52042
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