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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52039
Tipo: | TCC |
Título: | Análise de resultados do software FAARFIELD na vida útil de pavimentos aeroportuários |
Título em inglês: | Analysis of FAARFIELD software results on the airport pavement life |
Autor(es): | Lira, Mateus do Nascimento |
Orientador: | Oliveira, Francisco Heber Lacerda de |
Palavras-chave: | FAARFIELD;Pavimento aeroportuário;Vida útil;Sensibilidade |
Data do documento: | 5-Dez-2019 |
Citação: | LIRA, Mateus do Nascimento. Análise de resultados do software faarfield na vida útil de pavimentos aeroportuários. 2019. 87 f. TCC (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Resumo: | O FAARFIELD, software de projeto de pavimentos aeroportuários desenvolvido pela Federal Aviation Administration (FAA), é a ferramenta utilizada no Brasil para projeto e análise de pavimentos aeroportuários. Análises de pavimentos no FAARFIELD resultaram em vidas úteis superiores a um milhão de anos, com variabilidade alta, da ordem de centenas de milhares de anos para pequenas alterações nas espessuras das camadas de base e sub-base. Essa variabilidade pode levar os tomadores de decisão a adotarem soluções pouco eficientes, o que, somado ao fato de o FAARFIELD ser uma ferramenta de uso difundido em análises de pavimentos aeroportuários, cria a necessidade de se compreender a variabilidade desses dados. Assim, esta pesquisa tem como objetivo principal estudar a sensibilidade dos dados que o software FAARFIELD gera quando utilizado na realização de análises de vida útil de pavimentos aeroportuários. Para tanto, séries de valores de vida útil foram gerados, com variações no volume de tráfego e na espessura das camadas de base e sub-base. Para a variação do tráfego, utilizaram-se os mixes de quatro aeroportos: Aeroporto Regional do Cariri, Aeroporto Internacional de Fortaleza, Aeroporto Internacional de São Paulo e Aeroporto Internacional de Atlanta. Para as espessuras estudadas, inicialmente os valores de vida útil aumentaram para reduções na espessura da estrutura, além de o FAARFIELD ter calculado valores de vida útil repetidos para pavimentos que tivessem a mesma espessura total, independente da combinação de espessuras entre base e sub-base. Para as análises realizadas, inicialmente a sensibilidade para a alteração na espessura da base foi pequena, aumentando para dimensões inferiores a 215 mm e continuando alta para qualquer espessura menor que esse valor. Conforme se aumentava o volume de tráfego, menor era a variabilidade verificada para as alterações na espessura da base (menor variância amostral dos dados gerados) e menores os valores de sensibilidade. As mesmas análises realizadas para a camada de base foram repetidas para a camada de sub-base, no entanto sem apresentar resultados que permitissem identificação de padrões de influência. Concluiu-se, assim, que a vida útil do software FAARFIELD é sensível às mudanças na camada de base, sendo a variabilidade dos dados menor quanto maior o volume de tráfego. Para a análise da influência da sub-base, o conjunto de dados utilizado não foi de tamanho suficiente para que se pudesse concluir como se comporta a vida útil para alterações nessa camada. Contudo, os resultados mostraram que existe influência da alteração dessa camada na sensibilidade da vida útil. |
Abstract: | The FAARFIELD, an airport pavement project software developed by Federal Aviation Administration (FAA), is the tool used in Brazil for design and analysis of airport pavements. Pavement analyzes using FAARFIELD resulted in pavement lives longer than a million years and with high variability, on the order of hundreds of thousands of years to small changes in base and subbase layer thicknesses. This high variability can lead decision makers to adopt inefficient solutions, what creates, in addition to the fact that FAARFIELD is a tool widely used in airport pavement analysis, the need to understand the variability of these data. Thus, this research has as its main objective to study the sensitivity of the data that FAARFIELD software generates when used in the analysis of airport pavement life. For this, series of pavement useful life were generated with variations in traffic volume and base and subbase layer thicknesses. To the traffic volume variation were used four mixes of four airports: Cariri Regional Airport, Fortaleza International Airport, São Paulo International Airport and Atlanta International Airport. For the studied thicknesses, the pavement life initially increased for reductions in the structure thickness, and FAARFIELD calculated repeated pavement life values to pavements with same total thickness, regardless of the combination among base and subbase layer thicknesses. For the performed analyzes, the sensitivity for the change in the base layer thickness was initially small, increasing sharply from dimensions less than 215 mm and remaining high for any thickness less than this value. As the traffic volume was increased, smaller was the data variation for changes in base layer thickness (lower sample variance of the generated data) and smaller was the sensitivity values. The same analyzes performed to the base layer were repeated for the subbase layer, however they did not present results that allowed the identification of influence patterns of the changes in subbase layer to pavement life results. It leads to the conclusions that the pavement life calculated by FAARFIELD software is sensitive to changes in base layer, being the data variability smaller to the higher the traffic volume is. For the subbase layer influence the used data amount was not enough to conclude how the pavement life behaves for changes in this layer. However, the results showed that there is influence of the changes in the subbase layer to the sensitive of pavement life. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52039 |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA CIVIL - Monografias |
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