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Tipo: Tese
Título: Regime de informação das políticas públicas LGBTI+ no Brasil
Título em inglês: Information regime for LGBTI + public policies in Brazil
Autor(es): Santos, Raimundo Nonato Ribeiro dos
Orientador: Freire, Isa Maria
Palavras-chave: Regime de informação;Políticas de informação;LGBTI+;Pessoas LGBTQIA+;Minorias sexuais e de gênero;Diversidade sexual
Data do documento: 2020
Citação: SANTOS, Raimundo Nonato Ribeiro dos. Regime de informação das políticas públicas LGBTI+ no Brasil. 2020. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020.
Resumo: Analisa o regime de informação das políticas públicas LGBTI+ no Brasil, identificando os elementos que o compõem (contextos, atores sociais, dispositivos de informação, artefatos de informação e ações de informação). Fundamentado na rede conceitual da Ciência da Informação, o referencial teórico relaciona os conceitos de políticas públicas, políticas de informação, regime de informação, gênero e diversidade sexual. A metodologia propõe a postura do paradigma indiciário para o desenvolvimento da pesquisa, classificando-a como quali-quantitativa, quanto à sua abordagem; aplicada, quanto à sua natureza; descritiva, quanto aos seus objetivos; bibliográfica/documental e pesquisa-ação, quanto aos seus procedimentos. A coleta de dados foi realizada através do brauseio, navegando, identificando e coletando dados em portais da web e sites do Governo Federal e governos estaduais e de outros atores sociais do campo da pesquisa, com informações complementares de levantamento bibliográfico/documental. Reunimos os dados coletados em dois conjuntos, visando sua organização, análise e interpretação. Inicialmente apresentamos um mapeamento das políticas públicas brasileiras para a população LGBTI+, em nível nacional e estaduais. A seguir, apresentamos uma reconfiguração do modelo do regime de informação, que junto ao mapeamento, permitiu descrevermos o regime de informação das políticas públicas LGBTI+. Concluímos apontando o impacto da informação como vetor para inclusão, protagonismo, construção da cidadania e redução de desigualdades, que pode contribuir ao enfrentamento da homofobia, da visão dominante de gênero e do machismo, promovendo a diversidade em todas as esferas da sociedade, inclusive na própria Ciência da Informação
Abstract: It analyzes the information regime of LGBTI+ public policies in Brazil, identifying the elements that compose it (contexts, social actors, information devices, information artifacts and information actions). Based on the conceptual network of Information Science, the theoretical framework relates the concepts of public policies, information policies, information regime, gender and sexual diversity. The methodology proposes the paradigm evidentiary approach to the development of research, classifying it as qualitative and quantitative, about their approach; applied, as to its nature; descriptive, regarding its objectives; bibliographic / documentary and action research as to their procedures. Data collection was performed by brauseio, browsing, identifying and collecting data in portals and web sites of the Federal Government and state governments and other social actors in the research field, with additional information in bibliographic / documentary. We gathered the data collected in two sets, aiming at its organization, analysis and interpretation. Initially, we present a mapping of Brazilian public policies for the LGBTI+ population, at national and state levels. Next, we present a reconfiguration of the information regime model, which together with the mapping, allowed us to describe the information regime of LGBTI+ public policies. We conclude by pointing out the impact of information as a vector for inclusion, protagonism, building citizenship and reducing inequalities, which can contribute to tackling homophobia, the dominant view of gender and machismo, promoting diversity in all spheres of society, including in Information Science
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52012
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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