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dc.contributor.authorGorges, Maria Claudia-
dc.contributor.authorQueluz, Marilda Lopes Pinheiro-
dc.date.accessioned2020-05-29T15:17:50Z-
dc.date.available2020-05-29T15:17:50Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationGORGES, Maria Claudia; QUELUZ, Marilda Lopes Pinheiro. Cinema de Casa de Reza: as práticas desenvolvidas pela ASCURI em suas oficinas de formação audiovisual. Vazantes – Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes, Fortaleza, v. 3, n. 2, p. 47-57, 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2594-5491-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52008-
dc.description.abstractThe Cultural Association of Indigenous Videomakers (ASCURI), from Mato Grosso do Sul, formed by Guarani, Kaiowá and Terena indians, has been seeking, since 2008, strategies for the formation, resistance and strengthening of the traditional way of being indigenous through audiovisual. They have been developing and refining their methodology, seeking to incorporate non-indigenous communication technologies that carry the ambiguity of being able to potentiate the struggle of the indigenous movement, while at the same time becoming vectors of separation between generations in villages. The purpose of this text is to reflect the practices developed in these workshops by ASCURI, inspired by Andrew Feenberg’s concept of technical code, which implies an interpretation of technology no longer as neutral, deterministic or essentialist.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherVazantes – Revista do Programa de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectCódigo técnicopt_BR
dc.subjectRealizadores indígenaspt_BR
dc.titleCinema de Casa de Reza: as práticas desenvolvidas pela ASCURI em suas oficinas de formação audiovisualpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Associação Cultural de Realizadores Indígenas (ASCURI), de Mato Grosso do Sul, formada por indígenas Guarani, Kaiowá e Terena, vem, desde 2008, buscando estratégias de formação, resistência e fortalecimento do jeito de ser indígena tradicional através do audiovisual. Desenvolvendo e aprimorando práticas de formação em suas oficinas, tem procurado incorporar as tecnologias de comunicação não indígenas que carregam a ambiguidade de poderem potencializar a luta do movimento indígena, ao mesmo tempo em que podem se tornar vetores da separação entre gerações nas aldeias. O objetivo deste texto é refletir sobre as práticas desenvolvidas nessas oficinas pela ASCURI, considerando o conceito de código técnico de Andrew Feenberg, que implica uma interpretação da tecnologia não mais como neutra, determinista ou essencialista.pt_BR
dc.title.enCasa de Reza Cinema: the practices developed by ASCURI in its audiovisual workshopspt_BR
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