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Tipo: Tese
Título: Aprendizado de surdos e ouvintes portugueses sobre preservativo masculino após utilização de vídeo educativo
Autor(es): Leite, Sarah de Sá
Orientador: Pagliuca, Lorita Marlena Freitag
Palavras-chave: Preservativos;Educação em Saúde;Surdez;Recursos Audiovisuais;Estudos de Validação
Data do documento: 14-Fev-2020
Citação: LEITE, S. S. Aprendizado de surdos e ouvintes portugueses sobre preservativo masculino após utilização de vídeo educativo. 2020. 133 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: Preservativo masculino é um método anticoncepcional utilizado para o duplo propósito de prevenir gravidez não planejada e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Pessoas surdas possuem lingua visuoespacial como primeira comunicação, no entanto poucos enfermeiros dominam a língua de sinais, dessa forma, havendo dificuldade em produzir materiais educativos inclusivos e, consequentemente, dificultando o acesso desse grupo a informações sobre saúde sexual e reprodutiva. Nesse contexto, fez-se necessário elaborar tecnologia educacional que atendesse aos preceitos de desenho universal (para surdos e ouvintes), desempenhando papel importante na aceitação do preservativo. Objetivou-se avaliar aprendizado de surdos e ouvintes portugueses após utilização de vídeo educativo sobre preservativo masculino. Estudo multi-métodos, realizado entre janeiro de 2018 a fevereiro de 2019, sendo composto por seis etapas, a saber: Construção e Validação do Conteúdo e Banco de Questões sobre Saúde Sexual e Reprodutiva, e Uso do Preservativo Masculino; Elaboração do Roteiro e Stoyrboard do Vídeo; Adaptação Transcultural do Roteiro e Banco de Questões; Gravação e Edição do Video; e Avaliação de Conhecimento de Surdos e Ouvintes Antes e Após Utilização do Vídeo. Instituições de referência para ensino e diálogo de surdos das cidades de Porto e Coimbra serviram como locais para captação e aplicação da pesquisa, com amostra de 23 surdos para teste piloto no processo de adaptação transcultural e 29 surdos para avaliação de conhecimento. Duas instituições de Ensino Superior da cidade do Porto compuseram locais para compor amostra de 91 ouvintes para avaliação de conhecimento. Para análise dos dados utilizou-se testes: Índice de Validade de Conteúdo, Alfa de Cronbach, Teste de McNewmar, Qui-Quadrado e t de Student, considerando nível de significância de 5%. Foram respeitados preceitos éticos e legais segundo diretrizes nacionais e internacionais de pesquisa envolvendo seres humanos. Construção do conteúdo e banco de questões seguiu diretrizes nacionais e internacionais acerca da temática; e processo de validação ocorreu em dois ciclos, havendo concordância final superior a 80%. Elaboração do roteiro respeitou eixos norteadores da Teoria de aprendizagem de Vygotsky, e retratou situação fictía acerca da saúde sexual e reprodutiva de um casal heterossexual com enfoque no sexo seguro. Storyboard buscou explorar a dimensão estética e houve cuidado para que as imagens não reforçassem estereótipos. Roteiro e Banco de questões sofreram modificações para aprimoramento do processo cultural, sendo mais substanciais mudanças referidas na avaliação por comitê de especialistas. Ademais, análise da consistência interna pelo coeficiente de alfa de Cronbach revelou alta confiabilidade, para cultura portuguesa, das cenas do roteiro (α= 0,909) e das perguntas do banco de questões (α = 0,874). Vídeo foi gravado em 19 cenas, e possuiu versão final contendo 10 minutos e 47 segundos, sendo composto por narração, áudio, legenda, animação e língua gestual portuguesa sincronizados. Número de acertos do pré-teste e pós-teste imediato foi de 8,64 para 9,64 nos ouvintes, e de 6,17 para 8,17 para surdos (p<0,0001). Conclui-se que vídeo educativo elevou conhecimento sobre uso do preservativo masculino para surdos e ouvintes, tornando-se relevante sua divulgação em ampla escala, pois proporcionará um referencial para avaliação sobre o assunto em regiões geográficas distintas. Desse modo, contribuindo para autonomia sobre utilização deste método contraceptivo entre ambos os grupos estudados.
Abstract: Male condom is a contraceptive method used for the dual purpose of preventing unplanned pregnancies and Sexually Transmitted Infections. Deaf people have visuospatial language as their first communication, however few nurses master sign language, thus, having difficulty in producing inclusive educational materials and, consequently, making it difficult for this group to access information about sexual and reproductive health. In this context, it was necessary to develop educational technology that met the precepts of universal design (for deaf and hearing people), playing an important role in the acceptance of condoms. The objective of this study was to evaluate the learning of deaf and Portuguese listeners after using an educational video on the use of male condoms. Multi-method study, carried out between January 2018 and February 2019, consisting of six steps, namely: Construction and Validation of the Content and Question Bank on Sexual and Reproductive Health, and Use of the Male Condom; Elaboration of the Video Script and Stoyrboard; Transcultural adaptation of the Script and Question Bank; Video Recording and Editing; and Assessment of Deaf and Hearing Knowledge Before and After Using the Video. Reference institutions for teaching and dialogue of the deaf in the cities of Porto and Coimbra served as places for capturing and applying the research, with a sample of 23 deaf people for pilot testing in the process of cross-cultural adaptation and 29 deaf people for knowledge assessment. Two Higher Education institutions in the city of Porto composed places to compose a sample of 91 listeners for knowledge assessment. For data analysis, tests were used: Content Validity Index, Cronbach's Alpha, McNewmar's Test, Chi-Square and Student's t, considering a significance level of 5%. Ethical and legal precepts were respected according to national and international research guidelines involving human beings. Construction of the content and question database followed national and international guidelines on the subject; and the validation process occurred in two cycles, with final agreement greater than 80%. Elaboration of the script respected the guiding axes of Vygotsky's Theory of Learning, and portrayed a fictitious situation about the sexual and reproductive health of a couple with a focus on safe sex. Storyboard sought to explore the aesthetic dimension and care was taken so that the images did not reinforce stereotypes. Script and Question Bank underwent modifications to improve the cultural process, with more substantial changes mentioned in the evaluation by a committee of experts. In addition, analysis of internal consistency by Cronbach's alpha coefficient revealed high reliability, for Portuguese culture, of the scenes in the script (α = 0.909) and the questions in the question bank (α = 0.874). Video was recorded in 19 scenes, and had a final version containing 10 minutes and 47 seconds, consisting of synchronized narration, audio, animation and Portuguese sign language (LGP). Number of correct answers in the pre-test and immediate post-test was 8.64 to 9.64 in the listener, and from 6.17 to 8.17 for the deaf (p <0.0001). It is concluded that educational video raised knowledge about the use of the male condom for deaf and hearing people, making its dissemination on a large scale relevant, as it will provide a reference for evaluation on the subject in different geographical regions. Thus, contributing to the autonomy regarding the use of this contraceptive method between both groups studied.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51977
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