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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Aluiza Alves de-
dc.contributor.authorPereira, Maria Lidiane de Sousa-
dc.date.accessioned2020-05-26T11:20:18Z-
dc.date.available2020-05-26T11:20:18Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationARAÚJO, Aluiza Alves de; PEREIRA, Maria Lidiane de Sousa. Variação linguística em livro didático do ensino fundamental: propostas e tratamento. Revista Letrônica, Porto Alegre (RS), v. 10, n. 1, p. 350-360, jan./jun. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn1984-4301-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51964-
dc.description.abstractIn this article, we aim to discuss some of the proposals to work with the linguistic variation in the formal schooling of mother tongue, and analyze how this phenomenon is seen by the textbook Vontade de saber português (ALVES: BRUGNEROTTO, 2012), more precisely on the volume directed to the students of the sixth grade of public education. To do so, we observe some of the approaches to teach linguistic variation provided by the PCN (BRASIL, 1998) and PNLD (BRASIL, 2014) putting them in parallel with the treatment of the linguistic variation on the referred textbook. Based on the analysis, we noticed that, even though we have progressed significantly when it comes about the elaboration of approaches for the linguistic variation in textbooks and, consequently, in the classroom, it is still possible to find some gaps and even mismatching on the way the linguistic variation is seen by such materials. This way, we comprehend that the approach of one of the most important mechanisms of natural language has been compromised.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Letrônicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectEnsino de língua maternapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleVariação linguística em livro didático do ensino fundamental: propostas e tratamentopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste artigo, objetivamos discutir algumas das propostas para o trabalho com a variação linguística no ensino formal de língua materna e analisar como esse fenômeno é abordado no livro didático Vontade de saber português (ALVES; BRUGNEROTTO, 2012), mais precisamente no volume direcionado aos alunos do 6º ano do ensino fundamental da rede pública. Para tanto, observamos algumas das propostas para o estudo da variação linguística fornecidas pelos PCN (BRASIL, 1998) e pelo PNLD (BRASIL, 2014) colocando-as em paralelo com o tratamento do fenômeno de variação linguística no livro analisado. Com base nas análises realizadas, percebemos que, embora tenhamos avançado significativamente quanto à elaboração de propostas para o trabalho com a variação linguística em materiais didáticos e, consequentemente, em sala de aula, ainda é possível encontrar algumas lacunas e até inadequações no modo como a variação linguística é trabalhada por tais materiais. Assim, compreendemos que a abordagem de um dos mecanismos mais importantes das línguas naturais fica comprometida.pt_BR
dc.title.enLinguistic variation in textbook of middle school: proposals and treatmentpt_BR
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