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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Helena Antipoff no Departamento Nacional da Criança: a psicologia no Centro de Orientação Juvenil (1946-1956)
Autor(es): Rafante, Heulália Charalo
Lopes, Roseli Esquerdo
Palavras-chave: Antipoff, Helena, 1892-1974;Centro de Orientação Juvenil;História da Psicologia
Data do documento: 2010
Instituição/Editor/Publicador: Psicologia da Educação – Programa de Estudos Pós-Graduados PUC-SP
Citação: RAFANTE, Heulália Charalo; LOPES, Roseli Esquerdo. Helena Antipoff no Departamento Nacional da Criança: a psicologia no Centro de Orientação Juvenil (1946-1956). Psicologia da Educação – Programa de Estudos Pós-Graduados PUC-SP, São Paulo (SP), v. 30, p. 25-42, jun. 2010.
Resumo: Trata-se de uma pesquisa histórica, baseada em fontes documentais, que buscou compreender as ações de Helena Antipoff junto ao poder público nacional na década de 1940. No Brasil desde 1929, atuando junto ao sistema de ensino mineiro, Antipoff focalizou a questão das crianças “excepcionais” e criou instituições para atendê-las. Em 1944, foi para o Rio de Janeiro, trabalhar no Departamento Nacional da Criança. Este texto apresenta as ações desenvolvidas por Antipoff nessa instituição, especialmente no Centro de Orientação Juvenil, serviço organizado por ela em 1946, para atender crianças e adolescentes encaminhados a partir de “queixas escolares”, ou aqueles considerados “excepcionais”. Os resultados abarcam a finalidade do Centro, o perfil da clientela e dos profissionais e, ainda, a dinâmica de trabalho, permitindo o dimensionamento da influência dos princípios psicológicos que orientavam Antipoff.
Abstract: This paper consists in a historical research based on documentary sources and seeks to understand Helena Antipoff’s actions together with the government in the 1940s. In Brazil since 1929 and working for the education system of the state of Minas Gerais, Antipoff focused on the issue of “exceptional” children and created institutions to assist them. In 1944, she moved to Rio de Janeiro to work on the National Children’s Bureau.This paper presents the actions taken by Antipoff at this institution, especially in the Youth Guidance Center, a service organized by her in 1946 to assist children referred due to “school problems” or those deemed “exceptional.” The results include the purpose of the Center, clients and staff’s profiles and also the work dynamics, allowing the scaling of the influence of the psychological principles that guided Antipoff.
Resumen: Se trata de una investigación histórica, apoyada en fuentes documentales, que buscó comprender las acciones de Helena Antipoff junto al poder público nacional en la década de 1940. En Brasil desde 1929, actuando junto al sistema de enseñanza de la Minas Gerais, Antipoff focalizó la cuestión de los niños “excepcionales” y creo instituciones para atenderlos. En 1944, fue para Rio de Janeiro, a trabajar en el Departamento Nacional del Niño. Este texto presenta las acciones desarrolladas por Antipoff en esa institución, especialmente en el Centro de Orientación Juvenil, servicio organizado por ella en 1946, para atender a los niños encaminados a partir de “quejas escolares”, o a aquellos considerados “excepcionales”. Los resultados abarcan la finalidad del Centro, el perfil de la clientela y de los profesionales y, todavía, la dinámica de trabajo, permitiendo el dimensionamiento de la influencia de los principios sicológicos que orientaban Antipoff.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51952
ISSN: 1414-6975
2175-3520
Aparece nas coleções:DFE - Artigos publicados em revistas científicas

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