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dc.contributor.authorRêdes, Bárbara Lopes-
dc.date.accessioned2020-05-25T13:38:30Z-
dc.date.available2020-05-25T13:38:30Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationRÊDES, Bárbara Lopes. Ocupação nas escolas no Ceará em 2016 e a construção da cidadania nos movimentos sociais na era da internet . . In: NUNES, Márcia Vidal; SILVA, Luizete Vicente Da; SILVA, Maria Saraiva da; BIÉ, Estanislau Ferreira; JÚNIOR CUNHA, Henrique (orgs.). Educação Como Forma de Socialização. V.7. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018. p.184-210.pt_BR
dc.identifier.isbn2237-2229-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51943-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora Fipt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectSão Paulo - Ensinopt_BR
dc.subjectEducação - Plano de ensinopt_BR
dc.titleOcupação nas escolas no Ceará em 2016 e a construção da cidadania nos movimentos sociais na era da internetpt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo dia 23 de setembro de 2015 o governo do Estado de São Paulo anunciou através do Jornal Folha de São Paulo o plano de reorganização escolar da cidade causando uma indignação nos estudantes, pais e professores da cidade. Na visão desses atores sociais o foco principal dessa indignação seria a falta de debate e a redução na qualidade do ensino através de cortes de verbas. A postura da imprensa e do governo provocou um movimento de ocupação nas escolas, denominado “Não fechem a minha escola”, durante três meses foi criada uma rede horizontal entre estudantes, sociedade e professores, massificando o movimento através das plataformas de comunicação digital e da ocupação de escolas públicas, onde mais de duzentos prédios foram tomados, os alunos criaram uma série de páginas nas redes sociais, utilizaram um manual de ocupação escolar, vídeos, fotos e conseguiram adesão e participação da classe artística e da sociedade em geral. O levante pautou a grande mídia e com tanta pressão o governo Alckmin, recuou nas muitas tentativas de “reintegração de posse” das escolas, com a rede pública quase em sua totalidade paralisada. [...]pt_BR
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