Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51937
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Ocupando os jornais: representação dos estudantes-ocupantes de 2016 pelo jornalismo cearense
Autor(es): Macêdo Júnior, Daniel Paiva de
Palavras-chave: Sociedade;Movimentos sociais;História - Movimentos sociais
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Editora Fi
Citação: MACÊDO JÚNIOR, Daniel Paiva de. Ocupando os jornais: representação dos estudantes-ocupantes de 2016 pelo jornalismo cearense.. In: NUNES, Márcia Vidal; SILVA, Luizete Vicente Da; SILVA, Maria Saraiva da; BIÉ, Estanislau Ferreira; JÚNIOR CUNHA, Henrique (orgs.). Educação Como Forma de Socialização. V.7. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018. p.77-90.
Resumo: Diante do fim das vias de diálogo, Marcuse (1999: 94) considera que “única forma de contestação: desobediência civil e ação direta”. Não à toa: de norte à sul do Brasil de dimensões continentais e compreensão em pluralidades, em movimento e resistência, universitários intensificaram as trincheiras ocupando Unidades Acadêmicas, Reitorias e, claro, as ruas para gritar Fora Temer e pelo fim do ajuste fiscal. A palavra de ordem #OcupaTudo unia o movimento estudantil em todo o país propagandeando a tática de ação direta para, frente à conjuntura nacional, opor-se com a intensidade proporcional aos descontentamentos juvenis. Com rapidez a hashtag ecoou nos corredores e validou a percepção que “a ocupação de prédios e a interrupção de aulas são atos legítimos de protesto político” (MARCUSE, 1999: 93), tomando forma em barricadas, atos e performances para estabelecer um novo paradigma de domínio das salas de aula das Universidades. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51937
ISBN: 2237-2229
Aparece nas coleções:PPGCOM - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_caoliv_dpmacedojunior.pdf500,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.