Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51932
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRafante, Heulália Charalo-
dc.contributor.authorLopes, Roseli Esquerdo-
dc.date.accessioned2020-05-23T01:01:09Z-
dc.date.available2020-05-23T01:01:09Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationRAFANTE, Heulália Charalo; LOPES, Roseli Esquerdo. Helena Antipoff, seus pressupostos teórico-metodológicos e suas ações na educação dos “excepcionais” no Brasil. Memorandum – Memória e História em Psicologia, Belo Horizonte (MG), v. 20, p. 31-57, 2011.pt_BR
dc.identifier.issn1676-1669-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51932-
dc.description.abstractThis is a historical research based on documentary sources and on a biographical study on Helena Antipoff, which sought elements that would bring contributions to the history of psychology and education as to whom Helena Antipoff was and which were the theoretical and methodological assumptions upon which she based her proposals and technical actions in the field. The text provides the paths taken by her since she was in her home country, Russia, until she received the invitation to work in Brazil. In addition, the article sought to bring elements that clarify her reasons for coming to Brazil, her activities in the Brazilian education in the 1930s, and the paths that guided her actions towards the education of "exceptional children". Finally, it presents a summary of Helena Antipoff‟s actions in Brazil in the area of Special Education. From this trajectory, it was possible to delineate who Helena Antipoff was and what educational principles she endorsed, and also to provide an overview of her actions towards the education of “exceptional children” in the Brazilian context.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherMemorandum – Memória e História em Psicologiapt_BR
dc.subjectAntipoff, Helena, 1892-1974pt_BR
dc.subjectHistória da psicologiapt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.titleHelena Antipoff, seus pressupostos teórico-metodológicos e suas ações na educação dos excepcionais no Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrTrata-se de uma pesquisa histórica, baseada em fontes documentais e no estudo biográfico de Helena Antipoff, em que se procurou elementos que trouxessem para a história da psicologia e da educação uma contribuição sobre quem foi Helena Antipoff e quais os pressupostos teórico-metodológicos da sua formação profissional, pressupostos sobre os quais assentará suas proposições de ações técnicas no campo. O texto traz os caminhos percorridos por ela desde seu país de origem, a Rússia até receber o convite para trabalhar no Brasil. Além disso, o artigo traz elementos que esclarecem as motivações para a sua vinda para o Brasil, as suas atividades no ensino brasileiro na década de 1930 e os caminhos que direcionaram suas ações para a educação dos “excepcionais”. Apresenta também uma síntese das ações de Helena Antipoff no Brasil na área da Educação Especial. A partir dessa trajetória, foi possível colocar em tela quem foi Helena Antipoff e quais os princípios educativos endossados por ela e, ainda, traçar um panorama de suas ações voltadas para a Educação dos “excepcionais” na realidade brasileira.pt_BR
dc.title.enHelena Antipoff, her theoretical-methodological assumptions and her actions in the education of exceptional children in Brazilpt_BR
Aparece nas coleções:DFE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_art_hcrafanterelopes.pdf312,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.