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dc.contributor.authorBernardino, Cibele Gadelha-
dc.contributor.authorNobre, Kennedy Cabral-
dc.date.accessioned2020-05-20T16:44:10Z-
dc.date.available2020-05-20T16:44:10Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationBERNARDINO, Cibele Gadelha; NOBRE, Kennedy Cabral. A mudança léxico-gramatical em propostas de redação de vestibular. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte (MG), v. 10, n. 3, p. 699-722, 2010.pt_BR
dc.identifier.issn1984-6398-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51858-
dc.description.abstractThis research has the objective of analyzing writing instructional texts for the entrance exams of the Federal University of Ceará, Brazil, in what refers to the years of 1990/1 and 2007. Our aim was to identify which linguistic aspects may be responsible for changes in these writing instructional texts. We based our work on the Discourse Critical Analysis (FAIRCLOUGH, 2001) that regards the ideological influences for the discursive formation, as well as for its transformation. Our sequence corpus is constituted by 71 writing instructional texts which were submitted to an analysis divided into two textual levels: lexicon and grammar. The obtained results demonstrate that there were significant changes in both levels.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Brasileira de Linguística Aplicadapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise Crítica do Discursopt_BR
dc.subjectMudança discursivapt_BR
dc.subjectLéxicopt_BR
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.titleA mudança léxico-gramatical em propostas de redação de vestibularpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa tem como objetivo analisar as propostas de redação do vestibular da Universidade Federal do Ceará (UFC), referentes aos anos acadêmicos de 1990/1 e 2007, com o intuito de detectar os traços linguísticos indicadores de uma mudança nesses textos. Baseamos nossa interpretação na Análise Crítica do Discurso, em especial, na contribuição teórica de Norman Fairclough (2001) que discute a respeito das influências ideológicas para a formação discursiva, bem como para sua transformação. Nosso corpus constitui-se por 71 propostas de redação, as quais foram submetidas a uma análise dividida em dois níveis textuais: léxico e gramática. Os resultados obtidos demonstram que houve mudanças significativas em ambos os níveis.pt_BR
dc.title.enThe lexical-grammatical change in the writing of instructional texts for university entrance examspt_BR
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