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dc.contributor.authorFerreira, Rafael Leite-
dc.date.accessioned2020-05-19T15:25:32Z-
dc.date.available2020-05-19T15:25:32Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationFERREIRA, Rafael Leite. O sistema de vendas diretas da Natura: o hiato entre a acumulação da empresa e a precarização do trabalho. Revista Em Perspectiva, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 275- 280, 2018. Resenha da obra de: ABÍLIO, Ludmila Costhek. Sem maquiagem: o trabalho de um milhão de revendedoras de cosméticos. São Paulo: Boitempo, FAPESP, 2014. 238p.pt_BR
dc.identifier.issn2448-0789-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51822-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Em Perspectivapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNaturapt_BR
dc.subjectSistema de vendas diretapt_BR
dc.subjectEstratégia de vendaspt_BR
dc.subjectPéssimas condições de trabalho - consultorespt_BR
dc.titleResenha O sistema de vendas diretas da Natura: o hiato entre a acumulação da empresa e a precarização do trabalhopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Brasil é, hoje, o terceiro maior mercado mundial de produtos de higiene pessoal, perfumes e cosméticos. Segundo dados do setor, no ano de 2013, o paí s ficou atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão e à frente de gigantes como a China. A previsão é que o Brasil ocuparia, até o primeiro semestre de 2016, o segundo lugar no ranking. No Brasil, a campeã de vendas nesse setor é a Natura. A enorme quantidade de pessoas vendendo produtos cosméticos revela o crescimento exponencial desse setor. No mundo são cerca de 95 milhões de vendedoras. O Brasil tem, atualmente, 4,5 milhões. Somente a Natura tinha, em 2007, 400 mil pessoas revendendo seus produtos. Em 20 14, já tinha chegado à marca de 1,3 milhões. O sucesso da Natura adveio, principalmente, da adoção, desde 1974, do “Sistema de Vendas Diretas” (SVD). As vendas nesse formato não exigem postos físicos de trabalho; elas ocorrem através de relações interpessoais, com “consultoras” que vão de porta em porta apresentar os catálogos aos clientes. Esse sistema é antigo no Brasil, mas, no último decênio cresceu de modo avassalador. [...]pt_BR
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