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dc.contributor.authorPereira, Ariane de Medeiros-
dc.contributor.authorFernandes, Paula Rejane-
dc.date.accessioned2020-05-15T19:14:02Z-
dc.date.available2020-05-15T19:14:02Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationPEREIRA, Ariane de Medeiros; FERNANDES, Paula Rejane. O empoderamento da educação nos sertões do Rio Grande do Norte: José de Azevêdo Dantas. Revista Em Perspectiva, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 31-48, 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2448-0789-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51761-
dc.description.abstractThis article intends to discuss the role of education in the backlands of Rio Grande do Norte in the first half of the twentieth century as a means capable of promoting otherness to the social actors who could seize knowledge through the progressive and civilizing discourse that emerged Brazil in the first decades of the republican period. For this, education is seen as a dynamic element for the man of the backlands who from knowledge can appropriate dynamically the space in which he lives. To reach our goal, we used the newspapers: The Moment written by the scholar José de Azevêdo Dantas in the period between 1910 - 1920 and articles of the newspaper O Povo written by Manoel Dantas in the year 1889.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Em Perspectivapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDantas, José de Azevêdo,1890-1929pt_BR
dc.subjectSertãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO empoderamento da educação nos sertões do Rio Grande do Norte: José de Azevêdo Dantaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo pretende discutir o papel da educação nos sertões do Rio Grande do Norte, na primeira metade do século XX, como um meio capaz de promover alteridade aos atores sociais que pudessem se apoderar do saber, por meio do discurso civilizador e progressista que despontava no Brasil nas primeiras décadas do período republicano. Para tal, a educação passa a ser vista como um elemento dinamizador para o homem do sertão que a partir do conhecimento poderá se apropriar de maneira dinamizadora do espaço em que vive. Para atingir o nosso objetivo recorremos ao uso dos Jornais: O Momento escrito pelo erudito José de Azevêdo Dantas no período compreendido entre 1910 – 1920 e artigos do Jornal O Povo escrito por Manoel Dantas no ano de 1889.pt_BR
dc.title.enThe empowerment of education in the backlands of Rio Grande do Norte: José de Azevêdo Dantas (1910-1920)pt_BR
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