Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51753
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Resenha O discurso oculto nas artes da resistência
Autor(es): Cândido, Tyrone Apollo Pontes
Palavras-chave: Relações de classes;Formas de resistência;Scott, James C., 1936-
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Revista Em Perspectiva
Citação: CÂNDIDO, Tyrone Apollo Pontes. O discurso oculto nas artes da resistência. Revista Em Perspectiva, Fortaleza, v. 3, n. 1, p. 274-280, 2017. Resenha da obra de: SCOTT, James C. A dominação e a arte da resistência: discursos ocultos. Tradução de Pedro Serras Pereira. Lisboa/Fortaleza: Livraria Letra Livre/Plebeu Gabinete de Leitura, 2013. 340p.
Resumo: Com o recente lançamento de A dominação e a arte da resistência pela livraria Letra Livre de Portugal (especializada em escritos libertários) podemos enfim dispor em língua portuguesa de uma das principais obras de James C. Scott. Até então os interessados nas ideias deste autor no Brasil tivemos de nos contentar com as traduções de uns poucos artigos publicados em periódicos acadêmicos. Há cinco décadas James C. Scott, professor de Ciência Política e Antropologia da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, vem produzindo uma extensa obra que abrange diferentes campos de estudos, como economia política, relações agrárias, hegemonia e formas de resistência, política camponesa e, mais recentemente, anarquismo. Entre os seus livros mais importantes estão: The moral economy of the peasant (1979), Weapons of the weak (1985), Seeing like a state (1998) e The art of not being governed (2009). [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51753
ISSN: 2448-0789
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGH - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_tapcandido.pdf207,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.