Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51749
Type: Tese
Title: Estudo das propostas de produção textual escrita dos livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental anos finais de 1960 a 2020
Authors: Lessa Neta, Benigna Soares
Advisor: Serafim, Mônica de Souza
Keywords: Ensino Fundamental Anos Finais;Produção Textual Escrita;Documentos Oficiais de Ensino;Livros Didáticos de Língua Portuguesa
Issue Date: 2020
Citation: LESSA NETA, Benigna Soares. Estudo das propostas de produção textual escrita dos livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental anos finais de 1960 a 2020. 2020. 177f - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: As propostas de produção textual escrita nos livros didáticos de Língua Portuguesa passaram por profundas mudanças terminológicas, conceituais, estruturais e metodológicas ao longo do tempo. Tendo em vista essas mudanças, o presente estudo teve como objetivo geral investigar o tratamento dado à produção textual escrita nos livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental Anos Finais nos últimos setenta anos e sua correlação com os documentos oficiais de ensino produzidos ao longo desse período. Nossa fundamentação teórica foi essencialmente composta por autores que tratam da questão do ensino de produção textual escrita, ora como produto ora como processo, e da concepção de língua e de texto presentes nos livros didáticos de Língua Portuguesa, tais como Hayes e Flower (1980), Geraldi (1997), Kato (2001), Reinaldo (2001), Marcuschi (2001), Vieira (2005), Leal (2008), Val (2009), dentre outros autores. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, foram analisadas 14 propostas de produção textual escrita, presentes em livros didáticos anteriores e posteriores à publicação dos PCN, tendo como base duas dimensões de análise: uma voltada para o contexto, discutindo: a) os aspectos sócio-históricos do período em que as propostas de produção textual foram escritas; b) a corrente linguística; c) as concepções de língua e de texto predominantes, e d) os documentos oficiais balizadores; e outra, mais focada no ensino em si, observando: a) a concepção de ensino de produção textual escrita subjacente a essas propostas; b) seus temas; c) suas motivações e d) a estrutura de seus enunciados. Os resultados revelaram que as propostas de produção textual escrita elaboradas antes da publicação dos PCN adotavam uma concepção de ensino vertical, em que a língua era tida ora como código ora como representação do pensamento, e as produções textuais eram vistas essencialmente como produto; nas propostas produzidas durante o período de transição, foi possível percebermos mudanças incipientes na concepção de ensino de produção textual escrita; e, nas propostas elaboradas após a publicação dos PCN, período em que vigora uma concepção de língua como instrumento de interação humana, as propostas, de uma maneira geral, apresentam-se numa perspectiva de processo, atendendo às etapas de planejamento, elaboração, revisão, avaliação, refacção e publicação, assim como também às suas condições de produção: finalidade, especificidade do gênero, suporte, lugares preferenciais de circulação e interlocutor.
Abstract: The written text production assignments in Portuguese textbooks have undergone profound terminological, conceptual, structural and methodological changes over time. In view of these changes, this study aimed to investigate the approach to written text production in middle school textbooks in the last seventy years and its correlation with the official educational documents produced throughout that period. Our theoretical background was essentially based on researches that deal with the teaching of written text production, either as a product or as a process, as well as the concepts of language and text in Portuguese textbooks, developed by researchers such as Hayes and Flower (1980), Geraldi (1997), Kato (2001), Reinaldo (2001), Marcuschi (2001), Vieira (2005), Leal (2008), Val (2009), among other authors. Regarding methodological procedures, 14 approaches to written text production found in textbooks before and after the publication of the NCP were analysed, based on two dimensions of analysis: the first, focused on context, took into account: a) the socio-historical aspects of the period in which the approaches to text production were written; b) the linguistic area; c) the prevailing concepts of language and text, and d) the official documents that supply the foundations; the second, more focused on teaching itself, considered: a) the concept of teaching written text production underlying these approaches; b) its themes; c) its motivations, and d) the structure of its statements. The results revealed that the approaches to written text production developed before the publication of the NCP were based on a conception of vertical teaching, through which language was seen either as a code or as a representation of thought, and text production was seen essentially as a product; in the approaches developed during the transition period, we could notice small initial changes in the concepts of teaching written text production; finally, in the approaches elaborated after the publication of the NCP, a time when a concept of language as an instrument of human interaction is in voga, the approaches, in general, are presented from a process perspective, taking into account the stages of planning, development, editing, assessment, rewriting and publication, as well as aspects of their production status: purpose, genre specificity, medium, target audience and readership.
Abstract in French: Les propositions de production de textes rédigées dans les manuels en langue portugaise ont subi de profonds changements terminologiques, conceptuels, structurels et méthodologiques au fil du temps. Compte tenu de ces changements, la présente étude visait à étudier le traitement accordé à la production de texte écrits dans les manuels de langue portugaise des dernières années de l'école élémentaire au cours des soixante-dix dernières années et sa corrélation avec les documents d'enseignement officiels produits au cours de cette période. Notre base théorique était essentiellement composée d'auteurs qui traitent de la question de l'enseignement de production de texte écrits, soit comme produit, soit comme processus et de la conception de la langue et du texte présents dans les manuels en portugais, comme Hayes et Flower (1980) , Geraldi (1997), Kato (2001), Reinaldo (2001), Marcuschi (2001), Vieira (2005), Leal (2008), Val (2009), entre autres auteurs. Concernant les procédures méthodologiques, 14 propositions de production de texte écrits, présentes dans les manuels avant et après la publication du PCN, ont été analysées, selon deux dimensions d'analyse: l'une face au contexte, discutant: a) les aspects socio-historiques de la période dans laquelle les propositions de production de textes ont été écrites; b) le courant linguistique; c) les conceptions prédominantes de langue et du texte et d) les documents réglementaires officiels; et un autre, plus axé sur l'enseignement lui-même, observant: a) la conception de l'enseignement de la production de texte écrits sous-jacente ces propositions; b) leurs thèmes; c) leurs motivations et d) la structure de leurs énoncés. Les résultats ont révélé que les propositions de production de texte écrits élaborées avant la publication du PCN adoptaient une conception d'enseignement vertical, dans laquelle la langue était parfois considérée soit comme un code, soit comme une représentation de la pensée et les productions de textes étaient considérées comme des produits; dans les propositions produites durant la période de transition, il a été possible de constater des changements naissants dans la conception de l'enseignement de la production de textes écrits; et dans les propositions élaborées après la publication des PCN, période pendant laquelle une conception de langue existe comme instrument d'interaction humaine, les propositions, en général, sont présentées dans une perspective de processus, en tenant compte de la planification, de l'élaboration, de révision, d'évaluation, de réfection et de publication, ainsi que leurs conditions de production: finalité, spécificité de genre, support, lieux de circulation privilégiés et interlocuteur.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51749
Appears in Collections:PPGL - Teses defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_tese_bslneta.pdf11,03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.