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dc.contributor.authorLima Júnior, Ronaldo Mangueira-
dc.date.accessioned2020-05-15T01:50:48Z-
dc.date.available2020-05-15T01:50:48Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationLIMA JÚNIOR, Ronaldo Mangueira. A influência da idade na aquisição de seis vogais do Inglês por alunos brasileiros. Revista Organon, Porto Alegre (RS), v. 30, n. 58, p. 15-31, jan./jun. 2015.pt_BR
dc.identifier.issn2238-8915-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51741-
dc.description.abstractThe production of the English vowels [iː ɪ ɛ æ uː ʊ] by Brazilian learners who were in the last semester of their English courses, had begun studying English at different ages and had never lived nor studied English abroad was acoustically analyzed. Their vowel spaces, based on F1 and F2 values, were compared to those of 10 native speakers of English. The results showed that the Brazilian learners tend to group the pairs of vowels [iː ɪ], [ɛ æ] and [uː ʊ] into one single prototypical phonological category influenced by Portuguese, i.e. [i], [ɛ] and [u], respectively. This tendency was clear even among the younger learners and it tended to augment with the increase of age of onset, showing that the age factor influences, yet does not detine, the acquisition of English vowels by Brazilian learners.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Organonpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAquisição fonológicapt_BR
dc.subjectLíngua estrangeira - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Vogaispt_BR
dc.subjectInglês Língua Estrangeira (ILE)pt_BR
dc.titleA influência da idade na aquisição de seis vogais do Inglês por alunos brasileirospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrForam analisadas acusticamente as produções das vogais [iː ɪ ɛ æ uː ʊ] de brasileiros que estavam cursando o último semestre de seus cursos de Inglês, que começaram a estudar a língua em diferentes idades e que nunca moraram ou estudaram Inglês fora do Brasil. Os seus espaços vocálicos, com base nos valores de F1 e F2, foram comparados ao espaço vocálico de 10 falantes nativos de inglês. Os resultados mostraram que os alunos brasileiros tendem a agrupar os pares de vogais [iː ɪ], [ɛ æ] e [uː ʊ] em uma única categoria fonológica prototípica influenciada pelo Português, i.e. [i], [ɛ] e [u], respectivamente. Essa tendência foi encontrada mesmo entre aprendizes mais novos e tendeu a se acentuar com o aumento da idade de início de aquisição, mostrando que a idade é um fator que influencia, porém não determina, a aquisição das vogais do inglês por alunos brasileiros.pt_BR
dc.title.enThe influence of age on the acquisition of six English vowels by brasilian learnerspt_BR
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