Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51720
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMendes, Francisca Raimunda Nogueira-
dc.contributor.authorAmaral, Rafaela Prado do-
dc.date.accessioned2020-05-14T14:21:15Z-
dc.date.available2020-05-14T14:21:15Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationAMARAL, Rafaela Prado do. Kpop: padrão de beleza, mídia e suas implicações no cotidiano dos grupos femininos na Coreia do Sul. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design-Moda) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51720-
dc.description.abstractThe present work intends to understand how being a South Korean pop star contributes to the construction of the beauty pattern of women in that country and how the media is linked to this spread of values. For this purpose, the research approaches the history of the conceptions of female body and beauty over the centuries, in different cultural realities. It is also explained about how the media interferes in the construction and propagation of these ideals of what it is to be beautiful. It also discusses the origins of the musical genre kpop and the main characteristics that are essential to understand the context in which the women who work in this industry experience. In addition, the physical investments that these artists make to achieve the required body pattern in that cultural and media context are investigated. The methodology was based on the bibliographical research, for the theoretical reference of the research and later the documentary research, which was done through the analysis of photos of the weekly musical programs and the official website of the group and videos of Youtube, the female group Red Velvet. After finishing this process, it was possible to conclude that within the kpop culture, in South Korea, there is a prevailing beauty pattern, where lean women stand out, with faces of serene and delicate features, clear skin; and which is disseminated through the various online and offline media.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectKpoppt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectPadrão de belezapt_BR
dc.titleKpop: padrão de beleza, mídia e suas implicações no cotidiano dos grupos femininos na Coreia do Sulpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho procura entender de que forma ser uma estrela do pop sul-coreano contribui para a construção do padrão de beleza das mulheres nesse país e como a mídia está ligada a essa propagação de valores. Para tanto, o estudo aborda o histórico das concepções de corpo e beleza femininos ao longo dos séculos, em diferentes realidades culturais. É explanado também sobre como a mídia interfere na construção e na propagação desses ideais do que é belo. Relata- se ainda sobre as origens do gênero musical kpop e as principais características que são essenciais para entender o contexto no qual as mulheres que trabalham nessa indústria se encontram. Além disso, são investigados os investimentos físicos que essas artistas fazem para atingir o padrão de corpo exigido naquele contexto cultural e midiático. Como metodologia foram utilizadas a pesquisa bibliográfica, para o referencial teórico da pesquisa e posteriormente a pesquisa documental, que se deu por meio da análise de fotos dos programas musicais semanais e do site oficial do grupo e vídeos do Youtube, do grupo feminino Red Velvet. Depois de finalizado esse processo, foi possível concluir que dentro da cultura do kpop, na Coreia do Sul, existe um padrão de beleza vigente, onde se sobressaem mulheres magras, com rostos de feições serenas e delicadas, pele clara; e que é disseminado através dos diversos meios de comunicação online e offline, as mídias.pt_BR
Aparece nas coleções:DESIGN MODA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_rpamaral.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.