Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51715
Tipo: Artigo de Evento
Título: Traca ou diadema?: A variação semântico-lexical maranhense no campo vestuário e acessórios do ALIMA e ALIB
Autor(es): Porto, Laryssa Francisca Moraes
Santos, Georgiana Márcia Oliveira
Palavras-chave: Variação semântico-lexical;Geossociolinguística.;Vestuário e acessórios
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Pedro & João Editores
Citação: PORTO, Laryssa Francisca Moraes; SANTOS,Georgiana Márcia Oliveira. ¬¬¬¬Traca ou diadema?: A variação semântico-lexical maranhense no campo vestuário e acessórios do ALIMA e ALIB. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE LETRAS, 1., 23-25. ago. 2017. jun.2016. Bacabal (MA), Anais... São Paulo (SP): Pedro & João Editores, 2017. p.1169-1180.
Resumo: A língua é um fenômeno sociocultural heterogêneo e variável em função da ação de fatores como idade, sexo, localidade, escolaridade, classe social, entre outros. Nessa perspectiva, esta pesquisa, em andamento, está baseada nos pressupostos teórico-metodológicos da Dialetologia e da Geossociolinguística e tem como principal objetivo investigar o léxico maranhense constitutivo do campo vestuário e acessórios no Questionário Semântico-Lexical – QSL do Atlas Linguístico do Maranhão – ALiMA e no QSL do Atlas Linguístico do Brasil – ALiB. O corpus deste trabalho é constituído pelas respostas dadas às questões 193 e 191 do QSL do ALiB e às questões217 e 215 do QSL do ALiMA. Seguindo a metodologia do ALiB e do ALiMA, os informantes desta pesquisa são mulheres e homens, das faixas etárias I (18 a 30 anos) e II (50 a 65 anos), com Ensino Fundamental incompleto, de 12 municípios maranhenses. A análise dos dados já permitiu evidenciar, por exemplo, a influência da variável diatópicana variação lexical e fonética de “grampo/grampu”, formas predominantes em São Luís, bem como na variação de “prisilha/pesilha”,predominantes em Tuntum.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51715
ISBN: 978-85-7993-433-9
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGL - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_eve_gmosantos.pdf177,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.