Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51712
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarneiro, Monica Fontenelle-
dc.date.accessioned2020-05-14T12:43:21Z-
dc.date.available2020-05-14T12:43:21Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Monica Fontenelle. A metáfora conceitual e sua relevância no estudo do vocabulário no ensino/ aprendizagem de inglês como língua estrangeira (ILE). In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE LETRAS, 1., 8-10. jun.2016. Bacabal (MA), Anais... Bacabal (MA):UFMA, 2016. p.499-509.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7862-50-1-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51712-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguística Cognitivapt_BR
dc.subjectMetáforapt_BR
dc.subjectEnsino de línguaspt_BR
dc.titleA metáfora conceitual e sua relevância no estudo do vocabulário no ensino/ aprendizagem de inglês como língua estrangeira (ILE)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Teoria da Metáfora Conceitual, proposta por Lakoff e Johnson (1980.1999), na obra Metaphors we live by (1980), possibilitou uma ampla revisão nos princípios norteadores das formas que o homem se utiliza para organizar o pensamento e as experiências vividas. Essa teoria opõe-se à visão tradicional, na qual a metáfora é compreendida como fenômeno linguístico, utilizado na retórica como mero adorno da linguagem. Com base nesse entendimento de que o pensamento humano é, em grande parte, metafórico e que a figuratividade permeia a linguagem do cotidiano, a metáfora é examinada como parte integrante da linguagem cotidiana e, portanto, parte das formas de conhecer e perceber o mundo, com o objetivo discutir, de maneira sucinta, como o estudo do vocabulário no ensino e aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira (ILE) pode ser facilitado pela exposição do aluno a conceitos metafóricos. A investigação semi-experimental envolveu dois grupos de dez participantes (um experimental e outro de controle) e replicou, em parte, o modelo desenvolvido por Ferreira (2007) para seu estudo com aprendizes, concentrado na compreensão de metáforas em língua estrangeira (Inglês). Foi constatado que, mesmo com limitações, os dados parecem sinalizar para um melhor desempenho do grupo que recebeu a instrução sobre a metáfora conceitual antes da aplicação dos instrumentos. Isso parece confirmar a hipótese de que a inclusão, no processo de ensino e aprendizagem, de instrução relativa à metáfora conceitual pode, de fato, facilitar a aprendizagem de palavras e expressões em LE.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_mfcarneiro.pdf945,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.