Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51711
Tipo: Artigo de Evento
Título: A linguagem do reggae maranhense na constituição do patrimônio galego-português
Autor(es): Santos, Georgiana Márcia Oliveira
Palavras-chave: Glossário;Projeto Tesouro Galego-Português;Música- Reggae
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: UFMA
Citação: SANTOS, Georgiana Márcia Oliveira. A linguagem do reggae maranhense na constituição do patrimônio galego-português. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE LETRAS, 1., 8-10. jun.2016. Bacabal (MA), Anais... Bacabal (MA):UFMA, 2016. p.251-259.
Resumo: O presente trabalho — recorte da nossa dissertação de Mestrado em Linguística/ UFC — descreve e analisa, sob uma perspectiva socioterminológica, o léxico do reggae enquanto gênero musical, movimento artístico-cultural e atividade socioeconômica maranhense. Por registrar as especificidades do léxico de um grupo com a importância sociocultural que o reggae representa para o Maranhão e por ter resultado na elaboração de um glossário socioterminológico do reggae ludovicense, com vistas a contribuir para a visibilidade, valorização e preservação dessa variedade regional maranhense, este trabalho está entre as obras do acervo maranhense de estudos lexicais de natureza dialetológica que embasam a análise do Projeto Tesouro do Léxico Patrimonial Galego e Português, realizado em regime de colaboração entre a Universidade de Santiago de Compostela e a Universidade Federal do Maranhão. Para a produção desse trabalho, analisamos um corpus de língua falada, constituído de 22 (vinte e duas) entrevistas, ao todo, realizadas com pessoas pertencentes a segmentos que compõem a estrutura do reggae, atualmente, na capital maranhense: apresentadores de programas de rádio e de TV, cantores, colecionadores, dançarinos, empresários, investidores, radioleiros, DJs, produtores musicais, promotores de festas e de eventos. O glossário socioterminológico do reggae ludovicense completo é composto por 115 unidades terminológicas distribuídas, em ordem alfabética, nos seguintes campos conceituais: música, tratamento, equipamento, processo e/ou ação, dança, vestuário, penteado, espaço, evento, alucinógeno. Dessa forma, este estudo colabora para a concretização de um dos principais objetivos do Projeto Tesouro — integrar, em uma única base de dados, materiais lexicográficos do universo galego-português, procedentes de diferentes fontes — contribuindo, assim, com os dados fornecidos sobre as particularidades lexicais do universo do reggae maranhense, tanto para a ampliação da base informatizada do Tesouro quanto para uma visibilidade de maior alcance dessa variedade maranhense, o que poderá desencadear, entre outros, estudos valiosos feitos a partir da comparação lexical entre diversas áreas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51711
ISBN: 978-85-7862-580-1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGL - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_gmosantos.pdf111,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.