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dc.contributor.authorMenezes, Lucas Mendes-
dc.date.accessioned2020-05-13T14:31:39Z-
dc.date.available2020-05-13T14:31:39Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMENEZES, Lucas Mendes. Das possibilidades de uma acolhida visual expandida: a arquitetura belo-horizontina através das lentes dos fotógrafos amadores em 1953. Revista Em Perspectiva, Fortaleza, v. 2, n. 1, 2016.pt_BR
dc.identifier.issn2448-0789-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51688-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Em Perspectivapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectFoto Clube de Minas Geraispt_BR
dc.titleDas possibilidades de uma acolhida visual expandida: a arquitetura belo-horizontina através das lentes dos fotógrafos amadores em 1953pt_BR
dc.title.alternativeDe las posibilidades de unaAcogida visual ampliada: La arquitectura de Belo-Horizonte a través de las lentes de los fotógrafos aficionados en 1953pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO texto propõe uma reflexão sobre a dinâmica de receptividade do espaço arquitetônico em Belo Horizonte, a partir da análise de um grupo de imagens produzidas por fotógrafos amadores. Formalmente filiados ao Foto Clube de Minas Gerais, estes fotógrafos organizaram, em 1953, a “Primeira Exposição Fotográfica de Motivos Belorizontinos” no salão do comercial Edifício Dantés – um dos pontos mais centrais da cidade. A mostra foi resultado de uma parceria entre o clube e a Prefeitura Municipal e contou com a publicação de um catálogo. Composta por cerca de cento e cinquenta imagens, a exposição, que se dedicou exclusivamente ao gênero da fotografia recebeu mais de cinco mil visitantes em apenas doze dias de abertura. A análise também irá se estender a discussão de outros indícios que tratem da relação entre fotografia e arquitetura em Belo Horizonte no período, tais como as fotografias produzidas por Thomaz Farkas e José Oiticica Filho realizadas durante visita à capital mineira no início da década de 1950.pt_BR
dc.description.abstract-frLe texte propose une réflexion sur la dynamique de la reception de l’architecture à Belo Horizonte, à travers l’analyse des images produites par des photographes amateurs associés au Foto Clube de Minas Gerais. La majorité des images ont été publié au catalogue de l’exposition: “Primeira Exposição Fotográfica de Motivos Belorizontinos”. L’exposition, réalisé em 1953, a été le résultat d’un partenariat entre le club et la Mairie. Composée par cent cinquante images, elle était dédié que à la photographie et a eu une visitation supérieure à cinq milles personnes en seulement douze jours d’ouverture. L’exposition a été organisé au salon commercial du “Edifício Dantés” – une référence très importante au centre ville. Néanmoins, notre analyse va ailleurs et on va discuter aussi d’autres índices qui traitent de la relation entre la photographie et l’architecture à Belo Horizonte, tels comme les photographies produites par Thomaz Farkas et José Oiticica Filho réalisés pendant des visites à capital de Minas Gerais dans les années 1950.pt_BR
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