Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51684
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Pollyanne Bicalho-
dc.contributor.authorLima, Flávia Campos-
dc.date.accessioned2020-05-13T13:07:28Z-
dc.date.available2020-05-13T13:07:28Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationLIMA, Flávia Campos. A construção do ethos docente na perspectiva da autoconfrontação: um estudo de caso. 2020. 135f - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51684-
dc.description.abstractOur research aims to understand the construction of the teaching ethos of a university professor, verifying which elements are used for this construction and also the discursive movements of remission and projection that are made by the teacher to compose this image. For this end, we base this work mainly on the theoretical assumptions of activity ergonomics with the clinical approach of activity (AMIGUES, 2003; CLOT; FAÏTA, 2000; FAÏTA, 2004;; VIEIRA; FAÏTA, 2003), teaching as work (MACHADO, 2004; SOUZA-E-SILVA; FAÏTA, 2001; SOUZA-E-SILVA, 2003) and concepts of ethos (AMOSSY, 2005; AMOSSY, 2008). The tools used for data collection were two texts prepared by the author, class observation and simple selfconfrontation. The corpus of the research was analyzed through the transcribed excerpts of the dialogues resulting from the self-confrontation processes and the texts requested from the teacher. Data analysis is based on essential concepts of activity ergonomics (AMIGUES, 2003; SAUJAT, 2004; SOUZA-E-SILVA, 2004) and activity clinic (CLOT; FAÏTA, 2000), in addition to Bakhtinian dialogism. Finally, we present the method of self-confrontation as essential for teacher education because it establishes a reflexive process based on the exotópica(BAKTIN, 1997) movement that has as its beacon the process of alterity(AUTHIER-REVUZ,1995). The research concluded that the teaching discourse is built along the training trajectory, from the first choices as an undergraduate student until entering a higher education institution because it consists of observing different metiers and mainly the value of the profession for those who he proposes to be a teacher thus composing a teaching discourse complemented by a linguistic action, the gesture.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectErgonomia da atividade docentept_BR
dc.subjectAutoconfrontação simplespt_BR
dc.subjectEnsino como trabalhopt_BR
dc.subjectEthos docentept_BR
dc.titleA construção do ethos docente na perspectiva da autoconfrontação: um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNossa pesquisa objetiva compreender a construção do ethos docente de uma professora universitária, verificando que elementos são utilizados para essa construção e ainda os movimentos de remissão e projeção discursivos que são feitos pela docente para composição dessa imagem. Para isso, fundamentamos este trabalho principalmente nos pressupostos teóricos da Ergonomia da Atividade com a abordagem clínica da atividade (AMIGUES, 2003; CLOT; FAÏTA, 2000; FAÏTA, 204; VIEIRA; FAÏTA, 2003), do ensino como trabalho (MACHADO, 2004; SOUZA-ESILVA; FAÏTA, 2001; SOUZA-E-SILVA, 2003) e dos conceitos de ethos (AMOSSY, 2005; AMOSSY, 2008; MAINGUENEAU, 2008). Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: um texto elaborado pela professora protagonista e filmagem do discurso de apreciação da mesma em processo de autoconfrontação simples. O corpus da pesquisa foi analisado a partir dos excertos transcritos dos diálogos resultantes dos processos de autoconfrontação e do texto solicitados à docente (professora protagonista). A análise dos dados é calcada em conceitos essenciais da Ergonomia da Atividade (AMIGUES, 2003; SAUJAT, 2004; SOUZA-E-SILVA, 2004) e da Clínica da Atividade (CLOT; FAÏTA, 2000). Por fim, apresentamos o método de autoconfrontação como essencial para a formação docente por instaurar um processo reflexivo a partir do movimento exotópico (BAKTIN, 1997) que tem como balizador o processo de alteridade (AUTHIER-REVUZ,1995). A pesquisa concluiu que o discurso docente é construído ao longo da trajetória de formação, desde as primeiras escolhas como aluno de graduação até o ingresso em instituição de ensino superior por constituí-se de observação de diferentes metièrs e principalmente do valor da profissão para aquele que se propõe a ser professor compondo assim um discurso docente complementado por uma ação linguageira, o gestual.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_dis_fclima.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.