Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51681
Tipo: Artigo de Evento
Título: Concordância nominal de número no português falado no Cariri Cearense
Autor(es): Tabosa, Maria Vanderlúcia Sousa
Palavras-chave: Sociolinguística;Concordância nominal;Variação linguística
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: ABRALIN
Citação: TABOSA, Maria Vanderlúcia Sousa . Concordância nominal de número no português falado No Cariri Cearense. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 9., 25 -28 fev. 2015. Belém (PA), Anais...Belém (PA): ABRALIN, 2015. p.2008-2017.
Resumo: Acerca da temática desta apresentação – concordância nominal de número sob uma perspectiva variacionista – diversos trabalhos já foram concluídos sobre o falar de várias regiões do Brasil. Mas, sob o arcabouço da Teoria da Variação e Mudança Linguística destacamos como uma importante referência os estudos de Scherre (1978, 1988). No entanto, as análises não se apresentam de forma acabadas, assim, este trabalho tem por objetivo analisar e descrever a concordância de número entre os elementos do sintagma nominal, no falar do Cariri cearense. O estudo foi analisado com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria da Variação Linguística e Mudança (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 1968) que concebe a língua heterogênea, dinâmica e passível de mudanças decorrentes não só por fatores linguísticos, mas também fatores extralinguísticos e tem por objetivo principal analisar e sistematizar variantes linguísticas usadas por uma mesma comunidade de fala. Cientes que a heterogeneidade da língua se manifesta de forma ordenada e não livre, verificamos se os fatores linguísticos: posição da classe gramatical em relação ao núcleo e itens lexicais com saliência fônica; e os extralinguísticos: escolaridade e sexo favorecem ou não a marcação de plural dos falantes do Cariri cearense. Para tanto utilizamos o corpus do Projeto PROFALA – coordenado pelas professoras Maria Elias Soares e Maria do Socorro Aragão, ora em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os dados foram extraídos das entrevistas realizadas com 20 informantes – 10 mulheres e 10 homens que compõem a amostra em estudo. Os dados foram submetidos ao programa GOLDVARB 2001- é uma versão para ambiente Windows do pacote programa VarbRul. Os resultados indicam que os fatores: posição anteposta ao núcleo do SN e o nível crescente de escolaridade favoreceram de forma positiva o uso de concordância nominal de acordo com a norma culta do português brasileiro.
URI: 2179-7145
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51681
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGL - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_ mvstabosa.pdf792,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.