Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51635
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDantas, Sabrina Guedes Miranda-
dc.contributor.authorLima, Samuel de Carvalho-
dc.date.accessioned2020-05-09T01:12:13Z-
dc.date.available2020-05-09T01:12:13Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationDANTAS, Sabrina Guedes Miranda; LIMA, Samuel de Carvalho. A escrita colaborativa no Google Docs: uma proposta de ensino do gênero textual factual recount no ensino técnico de nível médio integrado. Revista Diálogo das Letras, Pau dos Ferros (RN), v. 8, n. 3, p. 157-176, set./dez. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2316-1795-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51635-
dc.description.abstractThis article aims to present a teaching proposal of writing of the textual genre factual recount through Google Docs, for the context of High School integrated technical courses. In our theoretical-methodological bases, we seek to interweave the Sociocultural Theory and Second Language Learning (LANTOLF; THORNE, 2006) with the definition of dialogue (BAKHTIN, 2006). We also rely on the Process Writing Theory (FLOWER; HAYES, 1981) and the Online Collaborative Writing approach (YIM; WARSCHAUER, 2017). Based on those assumptions, we reflect on the guiding documents which orient Technical High School, namely the National Curricular Guidelines, the Common Curricular National Base and the Pedagogical Project of the Informatics Course. The research resulted in the design of a complementary teaching proposal to the English language subject, aiming for the organization of written language practices in the digital environment through collaborative planning, translation and rewriting sessions.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Diálogo das Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria Socioculturalpt_BR
dc.subjectAprendizagem de Segunda Línguapt_BR
dc.subjectEnsino de escrita onlinept_BR
dc.subjectDialogismopt_BR
dc.subjectTeoria da Escrita Processualpt_BR
dc.subjectEscrita Colaborativa Onlinept_BR
dc.titleA escrita colaborativa no Google Docs: uma proposta de ensino do gênero textual factual recount no ensino técnico de nível médio integradopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo objetiva apresentar uma proposta de ensino de escrita do gênero textual factual recount através Google Docs, para o contexto de cursos técnicos de nível médio integrado. Quanto à base teórico-metodológica, buscamos aproximar a Teoria Sociocultural e a Aprendizagem de Segunda Língua (LANTOLF; THORNE, 2006) do conceito de diálogo (BAKHTIN, 2006), assim como amparamo-nos na Teoria de Escrita Processual (FLOWER; HAYES, 1981), e na abordagem da Escrita Colaborativa Online (YIM; WARSCHAUER, 2017). Ademais, refletimos sobre os documentos norteadores para o Ensino Médio Técnico, as Diretrizes Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum Curricular e o Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Informática. A pesquisa resultou no desenho de uma sugestão de ensino complementar para a disciplina de Língua Inglesa, tencionando fomentar práticas de linguagem escrita no ambiente digital através de sessões colaborativas de planejamento, tradução e reescrita.pt_BR
dc.title.enCollaborative writing on Google Docs: a teaching proposal of a factual recount in a high school integrated technical coursept_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_sgmdantassclima.pdf282,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.