Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51632
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira Neto, José Alves-
dc.contributor.authorCustódio Filho, Valdinar-
dc.date.accessioned2020-05-08T23:33:22Z-
dc.date.available2020-05-08T23:33:22Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationFERREIRA NETO, José Alves; CUSTÓDIO FILHO, Valdinar. O fenômeno da referenciação por meio de “movimentos” funcionais: uma proposta didática para o ensino-aprendizagem de compreensão textual. Revista Diálogo das Letras, Pau dos Ferros (RN), v. 8, n. 2, p. 107-126, maio/ago. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2316-1795-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51632-
dc.description.abstractThis article aims to analyze a didactic proposal of a text comprehension activity that focuses on the development of reference strategies through functional “movements”, according to the proposal of Custódio Filho (2011). To carry out this work, we assume that referencing, one of the textual-discursive strategies most emphasized in study agenda of Textual Linguistics, is a sociocognitive-discursive activity that assists in the teaching-learning process of comprehension textual. We established as a central question of our research to verify if the assumptions of referencing would help the students in the construction of text meanings. Therefore, our main objective is to assist our students in the textual comprehension activity, by understanding the referencing strategies. As a methodology, we applied the activity proposal to a 9th grade elementary school class from a public school in Fortaleza. We consider that the unveiling of referential construction through functional “movements” provided a useful and necessary reflection for students. The procedures enabled students to understand how the construction of functional “movements” makes the objects of speech progress in the course of text comprehension. We emphasize that the main contribution of this study was to show that the theoretical assumptions of Textual Linguistics could bring positive results in pedagogical practice. In order to carry out this work, we adopt as theoretical presuppositions the postulates of reference, according to Mondada and Dubois (2003), Cavalcante (2011) and Custódio Filho (2011).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Diálogo das Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguística Textualpt_BR
dc.subjectReferenciaçãopt_BR
dc.subjectCompreensão textualpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleO fenômeno da referenciação por meio de “movimentos” funcionais: uma proposta didática para o ensino-aprendizagem de compreensão textualpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo tem como objetivo analisar uma proposta didática de atividade de compreensão textual cujo foco é o desenvolvimento das estratégias de referenciação, por meio dos “movimentos” funcionais, conforme a proposta de Custódio Filho (2011). Para a realização deste trabalho, partimos do pressuposto de que a referenciação, uma das estratégias textual-discursivas mais enfatizadas na agenda de estudos da Linguística Textual, é uma atividade sociocognitivo-discursiva que auxilia no processo de ensino-aprendizagem de compreensão textual. Estabelecemos como questão central de nossa pesquisa verificar se os pressupostos da referenciação ajudariam os discentes na construção de sentidos dos textos. Intencionamos como objetivo principal, portanto, auxiliar nossos alunos na atividade de compreensão textual, por meio do entendimento das estratégias de referenciação. Como metodologia, aplicamos a proposta de atividade em uma turma de 9º ano do fundamental II de uma escola pública de Fortaleza. Consideramos que o desvelamento da construção referencial por meio dos “movimentos” funcionais proporcionou uma reflexão proveitosa e necessária aos alunos. As questões possibilitaram que os discentes compreendessem como a construção dos “movimentos” funcionais faz os objetos de discurso progredirem no decurso da compreensão textual. Ressaltamos que a principal contribuição deste estudo foi mostrar que os pressupostos teóricos da Linguística Textual podem trazer resultados positivos na prática pedagógica. Para a realização deste trabalho, adotamos como pressupostos teóricos os postulados da referenciação, conforme Mondada e Dubois (2003), Cavalcante (2011) e Custódio Filho (2011).pt_BR
dc.title.enThe phenomenon of referentiation through functional "movements": a didatic proposal for teaching-learning of textual comprehensionpt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_jaferreiranetovcustodiofilho.pdf252,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.