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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51554
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Almeida Júnior, Antenor Teixeira de | - |
dc.contributor.author | Pelosi, Ana Cristina | - |
dc.contributor.author | Bessa, Robson Moura | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-05T11:46:07Z | - |
dc.date.available | 2020-05-05T11:46:07Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA JÚNIOR, Antenor Teixeira de; PELOSI, Ana Cristina; BESSA, Robson Moura. Leitura como um subsistema adaptativo complexo. Revista Letras de Hoje, Porto Alegre (RS), v. 54, n. 2, p. 162-171, abr./jun. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-7726 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51554 | - |
dc.description.abstract | This article considers reading as a complex cognitive activity, with characteristics of a subsystem which is part of a larger dynamic system called language. In this perspective, reading is seen as a complex emergence resulting from the actuation of several situated factors, such as, intra/intersubjective ones, psychological ones, corporeal ones, ecological ones, historical ones, sociocultural ones, among others, that interact in the flow of the process of reading comprehension and sense construction. Thus, we present a reading view focusing on the concepts and characteristics of Complex Adaptive Systems Theory (from now on SAC), namely, the concepts of system, subsystem, attractors, triggers and phase-spaces, trying to correlate them with the process of reading understanding. We focus mainly on demonstrating the aspects of reading which make it a complex adaptive subsystem and the flow of the attractors that direct the textual cues to a given state of system preference – phase states. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Letras de Hoje | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Teoria dos Sistemas Adaptativos Complexos (SAC) | pt_BR |
dc.subject | Compreensão leitora | pt_BR |
dc.title | Leitura como um subsistema adaptativo complexo | pt_BR |
dc.title.alternative | Lectura como un subsistema adaptativo complejo | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Neste artigo a leitura é considerada como uma atividade cognitiva complexa com características de um subsistema que faz parte de um sistema dinâmico maior denominado linguagem. Nessa perspectiva, a leitura é vista como emergência complexa resultante da atuação de diversos fatores situados, tais como, intra e intersubjetivos, psicológicos, corpóreos, ecológicos, históricos, socioculturais, dentre outros, que interagem no fluxo do processo de compreensão leitora e construção de sentido. Apresentamos, assim, uma visão da leitura focalizando os conceitos e características da Teoria dos Sistemas Adaptativos Complexos (SAC), qual seja, os conceitos de sistema, subsistema, atratores, gatilhos e espaços-fase, procurando correlacioná-los ao processo de compreensão leitora. Detemo-nos, principalmente, em demonstrar os aspectos da leitura que o torna um subsistema adaptativo complexo e o fluxo dos atratores que direcionam as pistas textuais para determinado estado de preferência do sistema – estados-fase. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | En este artículo la lectura está considerada como una actividad cognitiva compleja con características de un subsistema que forma parte de un sistema dinámico más grande, denominado lenguaje. En esta perspectiva, la se analiza la lectura como una actividad compleja, resultante de la actuación de diversos factores, tales como los intra e intersubjetivos, psicológicos, corpóreos, ecológicos, históricos, socioculturales, entre otros, que interactúan en el flujo del proceso de comprensión lectora/construcción de sentido. En el caso de los sistemas de adaptación, los conceptos de sistema, subsistema, atractores, gatillos y espacios-fase, son correlacionados al proceso de comprensión lectora, presentando así una visión de la lectura fijada en los conceptos y características de la Teoría de los Sistemas Adaptativos Complejos (SAC). La intención es enseñar los aspectos de la lectura que la hacen un subsistema adaptativo complejo, y el flujo de los atractores que dirigen las pistas textuales a determinada situación de preferencia del sistema – estados-fase. | pt_BR |
dc.title.en | Reading as a complex adaptive subsystem | pt_BR |
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