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Tipo: Artigo de Periódico
Título: O dialogismo e a construção do ethos no discurso publicitário
Título(s) alternativo(s): El diálogo y la construccion del ethos en el discurso publicitário
Título em inglês: The dialogism and the construction of the ethos in the publicity discourse
Autor(es): Araújo, Juliana Geórgia Gonçalves de
Andrade, Lia Raquel Vieira de
Palavras-chave: Análise do Discurso;Ethos;Anúncio publicitário;Dialogismo
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista Letras de Hoje
Citação: ARAÚJO, Juliana Geórgia Gonçalves de; ANDRADE, Lia Raquel Vieira de. O dialogismo e a construção do ethos no discurso publicitário. Revista Letras de Hoje, Porto Alegre (RS), v. 54, n. 3, p. 330-337, jul./set. 2019.
Resumo: Este trabalho tem como propósito analisar a capacidade de persuasão da publicidade frente ao consumidor, identificando as estratégias utilizadas à luz da Análise do Discurso de linha francesa. Selecionamos para a nossa análise anúncios impressos do detergente em pó OMO. Verificamos a construção do ethos no discurso publicitário como uma estratégia manipulativo-persuasiva utilizada pelo enunciador para persuadir o seu leitor-consumidor. A imagem foi criada para que o interlocutor possa se identificar com o ethos de uma mãe que quer proporcionar momentos felizes para o filho, mas sem se preocupar com as consequências dessas brincadeiras, como as manchas nas roupas. Desse modo, não será apenas com o quadro cênico que o leitor-consumidor irá se envolver, mas, fundamentalmente, com a cenografia criada pelo anúncio.
Abstract: The french Discourse Analysis is used to analyze the persuasion strategies to draw the consumers’ attention in the OMO detergent advertizing. We identified the construction and use of the image of an ethos in the discourse of the advert as manipulative-persuasive tactics used by the enunciator to convince the reader about the quality of the product. We found that the image was created aiming some interlocutor that might get identified with the ethos of mothers carrying her happy children, without worrying about stains on the cloths. Thus, the consumer is lead to get involved with the scenography rather the scenic frame of the advertisement.
Resumen: Este trabajo tiene como objetivo analisar la capacidad de persuasión de la publicidad frente al consumidor, identificando las estrategias utilizadas en el análisis del discurso de la línea francesa. Seleccionamos para nuestro análisis anuncios impresos del detergente OMO. Verificamos la construcción del ethos en el discurso publicitario como una estrategia manipuladora-persuasiva utilizada por el enunciador para persuadir sulector-consumidor. La imagen fue creada para que el interlocutor se identifique con el ethos de una madre que quiere proporcionar momentos felices para su hijo, pero sin se preocupar con las consecuencias de los juegos, como las manchas en las ropas. De esa manera, no será apenas como una escena donde el lector-consumidor se envolverá, pero fundamentalmente con el escenário criado por el anuncio.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51553
ISSN: 1984-7726
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

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